Reportagem exibida no Fantástico sobre falta de higiene e crueldade nos frigoríficos repercute em Conquista e região

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 11 mar 2013

Tags:, ,

Por Rodrigo Ferraz

DSC_0072O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu na noite de ontem (domingo) uma reportagem especial sobre a situação dos abatedouros. Os repórteres comprovaram total falta de higiene e extrema crueldade no abate do gado em vários pontos do país. Estimativas obtidas pelo Fantástico indicam que 30% da carne brasileira é produzida sem fiscalização. A reportagem de Fabio Castro e Monica Marques mostra uma ameaça à saúde pública, que merece a atenção das autoridades.

O programa Resenha Geral de hoje (segunda-feira) recebeu o empresário do segmento de frigoríficos da região, Alber Rezende. Ele revelou que a população precisa se preocupar com a situação.

“A nossa região não está longe ou até pior do que foi registrado no Fantástico. É lógico que em alguns municípios do Sudoeste a carne oferecida é de boa qualidade, onde a Portaria 304 foi implantada com sucesso, a exemplo de Conquista, Itapetinga, Poções, Planalto, Barra do Choça, Anagé e Itambé, porém, existem outras cidades da região que a realidade é preocupante”.

Ainda na entrevista, o empresário disse que é uma questão de saúde pública a questão do abate clandestino e enumerou as cidades que não possuem um abate ‘legal’.

Municípios como Belo Campo, Piripá, Tremedal, Condeúba, Mortugaba, Cordeiros, Ribeirão do Largo, dentre tantas outras, o abate ainda é feito de forma clandestina.

“Se a população tivesse acesso sobre como é feito esse abate, com certeza o consumo de carne iria diminuir. São cenas chocantes”, finaliza Rezende.

Os comentários estão encerrados.