Rui diz que licitação da Barragem do Rio Catolé deve sair no mês que vem

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 20 fev 2017

Tags:, ,

Da Redação

Adutora do Rio Catolé – Foto arquivo BRG

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou na última sexta-feira (17), que a licitação da Barragem do Rio Catolé deve ser aberta em aberta em março – um mês depois do prazo anunciado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) , durante audiência pública que tratou da construção da Barragem, no mês de janeiro. Naquela oportunidade,  a diretora de engenharia da Embasa, Rita Bonfim, disse que a expectativa era que a obra fosse licitada agora em fevereiro.

A licitação deve durar em torno de 120 dias, isso significa que, na melhor das hipóteses, a obra da Barragem do Rio Catolé inicie no segundo semestre deste ano. A construção da Barragem, por sua vez, deve ter uma duração prevista de 33 meses, ou seja, a Barragem só deve ser inaugurada no fim de 2020. De acordo com o Governo do Estado, o orçamento completo do empreendimento é de R$ 204 milhões, dos quais R$ 182 milhões são destinados à construção das obras propriamente ditas.

A Barragem do Catolé poderá acumular até 24 milhões de metros cúbicos de água – ou seja, um volume quatro vezes maior que a capacidade do sistema atual, que atende às populações de Vitória da Conquista, Barra do Choça e Belo Campo. Os equipamentos que compõem o atual sistema – inclusive a Adutora do Catolé, construída de forma emergencial em 2013 – serão integrados à futura barragem, que poderá incluir também o município de Tremedal no atendimento. Isso garantirá uma autonomia hídrica para a região e evitará os racionamentos que têm ocorrido desde 2012.

Os comentários estão encerrados.