São João da Vitória recebe primeira edição do Gabinete Itinerante Rural

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 06 abr 2018

Tags:, ,

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo)

 

“A facilidade é ótima. Um bom atendimento, tudo muito organizado. Não precisei sair de casa e pagar passagem para ir à Vitória da Conquista”, afirmou a dona de casa Fernanda Oliveira, 29 anos, depois de atualizar sua inscrição no CadÚnico, o cadastro que dá acesso a programas sociais como o Bolsa Família.

Fernanda Oliveira: “A facilidade é ótima. Um bom atendimento, tudo organizado”.

Fernanda mora na localidade de Poço Verde, a três quilômetros do distrito de São João da Vitória. Ela resolveu sua demanda nesta quinta-feira (6), numa das salas da Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro. Situado a cerca de 40 quilômetros da zona urbana de Vitória da Conquista, o distrito foi a primeira localidade a receber o Gabinete Itinerante Rural.

Representantes do Governo Municipal se deslocaram até o distrito para tomarem nota das demandas apresentadas por moradores. “O prefeito tem nos orientado a estarmos sempre presentes, de perto. Incentiva e nos dá não só recursos, mas autonomia para realizar. E isso é muito importante”, afirmou o chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira, que representou o prefeito Herzem Gusmão em São João da Vitória.

“Essa presença física do governo, com os secretários, com as pessoas, aproxima a capacidade de atendimento e facilita as tomadas de decisão”, salientou o secretário municipal de Agricultura, Paulo César Oliveira.

‘Isso ajuda as pessoas’ – Além da presença dos gestores, houve atendimento ao público com equipes do Bolsa Família Móvel e do Cartão SUS, e ainda atendimento médico, exames de aferição de pressão, dosagem de glicemia, preventivo e testes de sífilis, hepatite C e HIV. O Núcleo de Atenção à Saúde da Família também esteve presente.

Fabrícia Silva e sua filha, Lorena: o Gabinete Itinerante “ajuda as pessoas que não têm condições de passar em médicos fora”

Para Fabrícia Silva, 18 anos, o acesso foi ainda mais fácil, já que ela mora na sede do distrito. Acompanhada da filha Lorena, de seis meses, a dona de casa passou por atendimento médico, aferiu pressão e glicemia e ainda atualizou sua inscrição no Cartão SUS. “Isso ajuda as pessoas que não têm condições de passar em médicos fora”, disse.

Outros serviços – A realização do Gabinete Itinerante Rural levou outros serviços a São João da Vitória. A Prefeitura disponibilizou o serviço de tapa-buracos nas ruas do distrito, a Operação Cata-Bagulho e a reposição de lâmpadas da iluminação pública. Também foi iniciado o trabalho de recuperação da estrada que liga a BR-116 a São João da Vitória. O trecho contém cerca de quatro quilômetros de extensão. Veja abaixo o total de serviços e atendimentos oferecidos:

Intervenções de infraestrutura:

– 20 toneladas de Carta Bagulho
– 100% de cobertura da iluminação pública
– Limpeza de toda rua central e pinturas de meio-fios
– Instalação de 06 braços e melhoramento da iluminação da Praça da igreja
– Operação tapa-buraco em todo o distrito do Batuque
– Patrolamento da estrada que liga a BR-116 ao distrito
– Podas, roçagem e paisagismo da Avenida Central do distrito

Serviços de Saúde:

O Odontomóvel forneceu 33 atendimentos odontológicos

– 455 sorologias (HIV I e II; HTLV I e II; HEPATITE B; HEPATITE C; SÍFILIS)
– 232 dosagem de glicemia capilar
– 315 afeições de pressão arterial
– 366 entregas de repelentes
– 68 atendimentos médicos
– 21 preventivos
– 180 recadastramento do cartão SUS
– 35 receitas de medicamentos despachados
– 22 participantes na atividade educativa sobre depressão
– 45 avaliações antropométricas
– 33 atendimentos odontológicos

Bolsa Família Móvel:

– 70 pessoas atendidas

Total de Atendimentos:

1.842

Os comentários estão encerrados.