SE O PROFESSOR FALASSE…

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 26 dez 2009

Por Vicente Amoroso

Se o professor Paulo Pires se reserva o direito de não avaliar o desempenho do governo Guilherme neste 2009 que chega ao fim; se ele prefere tecer encomiásticas considerações sobre o Lula, ele, logo ele, brilhante intelectual conquistense, membro certamente de nossa Academia de Letras a que tanto invejosamente almejo; se ele, tão brilhante, tão culto, tão simpático, tão aparentemente jovem, apesar de sua vetusta certidão de nascimento, a esta altura já não consegue saber se é verdadeiramente o Paulo Pires ou um desses Zés Quaisquer que os leitores dos blogs locais confundem com ele; se ele se recusa a fazer o diagnóstico da administração Guilherme (porque o caso é de diagnóstico mesmo, revelar a doença que a acometeu), por que fá-lo-ei eu?
Tem um “cumpanheiro” aí que deu nota dez ao governo de nosso irmão e prefeito Guilherme. Eu também daria, se ele estivesse a repetir a administração de 97. Mas não repete. Não avaliarei a gestão/2009, mas tecerei sucintas considerações sobre o desempenho de suas secretarias. Assim, talvez, ele possa efetuar algumas substituições na sua equipe. Claro, se os partidos coligados se importarem mais com a sorte deste município que com a de companheiros.
Secretaria do Meio Ambiente. Qual o custo dessa secretaria, quanto paga para manter secretário e funcionários? Com certeza o suficiente para manter uma secretaria para tratar da violência urbana/rural em nosso município. Pode ser extinta e agregada (departamento) ao Simtrans.
Trata-se de secretaria fraquíssima, embora haja recebido toda a estrutura montada há décadas. Vejamos: Horto Municipal: Área para produção de mudas (fracamente utilizada); Estação de Psicultura (outrora empregada para produção de alevinos e peixamento de aguadas municipais. Desativada); Cunicultura (equipamentos e alguns animais ainda estão lá, mas não há incentivo à criação de coelhos no município. Desativada); Equipe para arborização da cidade:pouco utilizada não repete desempenho do período 1973 a 1996, com ênfase para as administrações de Jadiel e Raul).
A secretaria nao funciona, não disse para o que veio, praças e jardins estão abandonados, exceto Pça. Tancredo Neves e Praça do Gil. Há dezenas de praças em Conquista. A secretaria poderia implantar bosques na quase totalidade delas e tornaria nossa cidade mais aprazível e bela. Não o faz. Poderia arborizar nossas ruas. Não o faz.
Secretaria do Interior. Deram-lhe outro nome agora. Secretaria da Agricultura, parece. Também não funciona. De agricultura nada tem, nada faz, o secretário nem sabe o que é isso. Pelo menos parece. A secretaria mantém em razoável estado as estradas principais do município, aquelas onde supostamente há maior fluxo de tráfego de veículos. E é só. As demais permanecem em petição de miséria. Poderíamos dizer que a secretaria apenas “vê” o “corredor viário do município”. Qualquer coisa semelhante aos corredores de ônibus urbanos. Um eufemismo criado para justificar a inoperância.
Açudes e aguadas? “De caju em caju” surge uma. Assim mesmo superdimensionadas por falta de técnicos competentes. Portanto, gasta-se mais quando com menos se faria no mínimo outra aguada ao invés de apenas uma. Isso é desperdício de dinheiro, de tempo e desgaste injustificável do maquinário.
Secretaria da Transparência. Deveria chamar-se de Secretaria da Instransparência. Não existe, embora já tenham sido nomeados Secretário e funcionários. Não funciona. Melhor utilização do dinheiro público haveria, se em seu lugar fosse criada a Secretaria Contra a Violência Urbana e Rural, e nomeado um oficial PM que escolheria, sem ingerência política, seus auxiliares. Conquista estaria melhor servida.
Secretaria de Serviços Públicos. Funciona muito bem na parte relativa à coleta de lixo.A contento na capina de vias públicas. No tocante à iluminação pública, apesar da TIP (taxa de iluminação pública) paga pelos moradores, não vai bem. Com certeza, é prejudicada pela Secretaria de Finaças, esse mal necessário a todas as administrações. Normalmente, o Secretário de Finanças (ou o Tesoureiro) age como “dono” do dinheiro e entende de direcioná-lo para áreas de pouca ou nenhuma resposta política. É o mal dos “técnicos”. Não tem a visão política do “conjunto”. Entretanto, faço minhas restrições a esse péssimo hábito de pintar meios-fios em bairros nobres. Privilégio injustificável. Afinal, isso acrescenta o quê? Talvez eu veja a coisa assim por ter predileção pela periferia.
Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo. Precisa dizer para o quê veio. Não investe em esportes, nada em turismo, limirta-se ao lazer com laivos de cultura, pois disso não passam essas rotineiras ornamentações da Tancredo Neves em final de ano. Com direito a shows. E aí está a cultura e lazer proporcionadas pela secretaria. Esportes, nem pensar? Turismo, por onde anda? Aliás, um amigo tem projeto para exploração do turismo na caatinga. Já pensou – me perguntou ele – uma criatura do Sul ou do Sudeste ver a caatinga no período de seca? A vegetação ressequida, cor de cinza, o sol inclemente, e essas miseráveis estradas vicinais que cortam o município, os barreiros enlameados, a água turva? Seria a glória, concluiu ele. Eu fiquei a imaginar o que diria o Elomar Figueira. E até hoje não faço outra coisa.
Secretaria de Finanças, já falei sobre ela. O bom secretário tem visão política e direciona adequadamente os recursos para as atividades que melhor servirão à comunidade. A aquisição de uma lâmpada, por exemplo, pode fazer a diferença.Excelentes secretários foram Cláudio Cordeiro e Maria Emília Caminha e Castro no passado.Secretaria de Planejamento, normalmente nada planeja, mas acumula montanhas de papéis.
Das demais secretarias nada há a falar. Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Social, poderia falar, se…Ela “anda” pela periferia, faz alguma coisa pelo desenvolvimento social lá, exige que outras secretarias lá se apresentem? A Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, por exemplo.
Vou para por aqui. Já tem gente nos blogs queixando-se, dizendo que Paulo Pires. Valente e outros são uns chatos. Vou me reservar.

Escreva um Comentário

Faça o login para publicar um comentário.