Secretaria Municipal de Educação apresenta balanço de 2019

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação, Vit. da Conquista | Data: 08 jan 2020

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_e2_piscina-3.gif

da Secom/PMVC (Conteúdo)

Prefeito Herzem Gusmão em reunião na Smed. Ao lado, o Tenente-coronel Antônio Braga, o Secretário de Administração, Kairan Rocha e o Secretário de Educação, Esmeraldino Correia

Em visita à Secretaria Municipal de Educação (Smed), nesta segunda-feira (6), o prefeito Herzem Gusmão participou de uma reunião para prestação de contas das atividades desenvolvidas, tanto pelos setores administrativos quanto pelo Núcleo Pedagógico da Smed, ao longo do ano de 2019. Também esteve presente no encontro, o secretário de Administração, Kairan Rocha.

Partindo da premissa “Educar é Conquista”, a Smed tem buscado alcançar, de forma progressiva, avanços na Educação. Todas as ações são para beneficiar os mais de 44 mil alunos matriculados em uma das cinco modalidades existentes no município (Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos/EJA; e Educação Especial).

Destaque, por exemplo, para as mais de 75 mil refeições servidas diariamente aos estudantes, representando 15 milhões de refeições/ano e 900 toneladas de alimentos distribuídas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede. Vale ressaltar também os mais de 8 mil alunos que foram transportados diariamente nos 284 roteiros existentes para atender a este público.

Houve, ainda, a realização de diversas formações, o incremento no quadro de professores regentes, com a entrada de mais 120 profissionais e na área de Artes com a chegada de 100 instrutores. Sem esquecer os 59 aulões preparatórios para as provas do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), as mais de 1300 carteiras reformadas pela equipe da Marcenaria e os cerca de 1200 atendimentos realizados pela Infraestrutura Escolar nas unidades de ensino.

Entre os projetos pedagógicos que marcaram 2019, destacaram-se o “Símbolos Nacionais”, visando fortalecer a cidadania e despertar o interesse dos alunos pela história do país; o “Todos por uma Escola de Paz”, que estimulou a consciência crítica a respeito da Cultura de Paz no convívio socioescolar; e o “Alimentação Saudável”, que conscientizou os pais ligados às 29 creches municipais sobre a importância da alimentação na primeira infância.

“Vi resultados extraordinários! É uma verdadeira revolução, uma transformação na educação. Por isso, saio daqui feliz e entusiasmado com esses resultados que são frutos do trabalho em equipe, da dedicação e eficiência de técnicos de excelência, sob o comando do secretário Esmeraldino Correia que tem conduzido o trabalho, com diálogo e entendimento”, enfatizou o prefeito Herzem Gusmão.

Segundo o secretário da pasta, Esmeraldino Correia, a avaliação de 2019 é positiva e o trabalho, em 2020, seguirá na mesma linha. “Temos metas, ações planejadas para construir uma nova história na Educação da cidade. Vamos colocar essa criançada para ler e escrever. É nosso dever, nossa obrigação legal, ética e moral fazermos isso”, assegurou o secretário.

Ainda na oportunidade, o prefeito e o secretário de Administração conheceram o Núcleo de Avaliação e Estatísticas Pedagógicas, também implantado em 2019, na gestão do secretário Esmeraldino, para ser um espaço de pesquisa e ciência que referência, por meio de dados, as ações empreendidas pela Smed.

Os comentários estão encerrados.