Secretaria Municipal de Educação promove capacitações focadas no processo de ensino/aprendizagem

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação, Vit. da Conquista | Data: 19 set 2018

Tags:, , ,


da Redação

Um dos compromissos da Prefeitura de Vitória da Conquista é melhorar o processo de ensino/aprendizagem em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Para isso, promove, entre outras ações, diversos encontros que visam a formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores.

Algumas dessas atividades acontecem durante todo o mês de setembro. Na manhã desta terça-feira (18), por exemplo, professores que atuam nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental participaram de mais um encontro ligado ao projeto “Lendo Você Fica Sabendo”.

Desenvolvido em parceria com a Editora Aprender, o projeto conta com material didático específico para alunos que estão em processo de alfabetização. “Também são oferecidas cinco formações durante o ano com objetivo de apresentar aspectos teóricos e práticos do trabalho em sala de aula”, explicou o coordenador pedagógico da Editora Aprender, Diego Brito.

Além das formações, uma equipe de profissionais da editora realiza, durante esta semana, visitas as escolas. “Com este trabalho estamos coletando dados para embasar as nossas formações, tornando-as mais próximas da realidade local”, destacou Diego.

Professora da Escola Municipal São Tomás de Aquino, Núbia Borges, vê os encontros de modo positivo. “O material é muito rico e as formações continuadas contribuem para o aprendizado mais significativo por parte dos alunos”, declarou.

Educar para Valer – Até a próxima quinta-feira (20), gestores escolares também participam de formações. Realizadas na Faculdade Maurício de Nassau, as capacitações fazem parte do Programa “Educar pra Valer”, que busca levar para 50 cidades do Brasil o modelo de gestão que fez a cidade de Sobral, no interior do Ceará, se tornar a primeira colocada do Ideb na rede pública de ensino.

A coordenadora municipal da Superintendência Escolar, Alessandra Martins, ressaltou que o foco de todo o programa também é o aprendizado dos estudantes. “É importante que o gestor conheça o trabalho que o professor desenvolve em sala de aula e que todos falem a mesma linguagem”. E o diretor da Escola Municipal Helena Cristália, Antônio Tavares, concluiu: “estamos todos empenhados numa força conjunta com foco na real aprendizagem dos alunos”.

Seguem ainda durante este mês as reuniões do projeto “Alfabetização, Letramento e Raciocínio (ALER)” e os encontros para construção dos currículos de trabalho alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os comentários estão encerrados.