Secretário de Saúde participa de reunião para discutir a proposta do Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 20 out 2019

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

Secom/PMVC (Conteúdo)

Na última quarta-feira (16), o Secretário de Saúde de Vitória da Conquista, Alexsandro Nascimento Costa, participou de uma reunião a convite do Secretário Municipal de Saúde da Salvador, Léo Prates, juntamente com o Diretor do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde (DESF), Otávio Pereira D’Ávila, para discutir a proposta do Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e os impactos em cidades de médio e grande porte.

O Ministério da Saúde implantará a nova proposta de financiamento a partir de janeiro de 2020 e, com isso, a forma de distribuição de recursos destinados à Atenção Básica será modificada. O novo modelo propõe que a distribuição seja feita de acordo com o número de pessoas cadastradas e os indicadores de produtividade das equipes de saúde visando, dessa forma, aumentar a cobertura da APS em áreas mais vulneráveis e incentivar melhores resultados por meio de ações de promoção e prevenção em saúde da família.

De acordo com o Secretário de Saúde, “os municípios devem se preparar para este novo modelo de financiamento a partir do mês de novembro. A proposta é trazer mais recursos para a Atenção Primária, vinculado à maior eficiência da gestão”, afirma Alexsandro.

Ainda segundo o secretário, a reunião permitiu troca de experiências entre os representantes de outros 16 municípios baianos que participaram do momento.

Os comentários estão encerrados.