Sem a Exposição Agropecuária, Vitória da Conquista perde tradicional impulsionador econômico

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 nov 2018

Tags:

Da Redação
fotos: arquivo BRG


A informação de que a Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista não irá acontecer no próximo ano gerou grande impacto na cidade, bem como em todo o Estado. O tradicional evento, que iria para sua 52ª edição, é, sem dúvida, um dos principais impulsionadores econômicos da região, por ser a maior Exposição agropecuária da Bahia. Assim, sem dúvida, o seu cancelamento causa um grande impacto negativo.

Realizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em sua última edição, a Exposição gerou mais de R$ 100 milhões em negócios. Para a edição de 2019, a expectativa era semelhante ao desempenho dos eventos anteriores. No entanto, segundo a Coopmac, a Exposição não poderá ser realizada em função da falta de apoio financeiro de parceiros importantes.

Um lugar de negócios e entretenimento. Asim poderia ser definida a Exposição Conquista. Além de movimentar a economia por meio dos leilões, vendas de animais e outros negócios, a Exposição atraía milhares de pessoas, por oferecer inúmeras opções de lazer, como a própria exposição de animais, shows e atividades culturais.

Dessa forma, o evento  era bastante significativo tanto para grandes e pequenos produtores, como também para o comércio em geral, desde grandes empresas a vendedores ambulantes. Cursos, oficinas e atividades de formação também faziam parte da programação da Exposição Conquista.

As dificuldades, porém, já estavam sendo enfrentadas pela organização do evento. Tanto que, nos últimos anos, houve uma diminuição da quantidade de dias da Exposição. O evento, que já chegou a durar 15 dias, em 2017 e 2018, foi realizado em apenas seis dias.  Segundo os organizadores, a redução foi necessária para manter a qualidade da Exposição.

Apoio da Prefeitura – Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista que é uma das principais, senão a principal parceira da Coopmac na realização da Exposição Conquista. Assim, informou também que solicitou uma reunião com o conselho consultivo e o Movimento Pró-Conquistas para tratar do assunto, entendendo a importância econômica do evento para o município e região.

 

 

Os comentários estão encerrados.