Semana Nacional de Combate ao Fumo

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 01 set 2012

Tags:, ,

Da Redação

Em Vitória da Conquista, 87 pessoas já passaram pelos serviços oferecidos pelo CAPS AD em dois anos de atendimento

Basta querer.  Quem é fumante sabe que não é fácil largar o vício por conta própria. Uma possibilidade de conquistar qualidade de vida para si e para as pessoas que estão próximas é buscar ajuda especializada. O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas) que fica na Avenida João Pessoa, em Vitória da Conquista, oferece essa possibilidade. Seja no atendimento individual ou em grupos, quem chega ao serviço é atendido gratuitamente. Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, dentre outros especialistas dão o apoio necessário para quem quer deixar o vício.

O cigarro contém mais de 60 substâncias cancerígenas. Além de afetar o pulmão e poder causar câncer, outras partes do corpo também podem ser afetadas, como laringe, traqueia, boca, nariz… No CAPS AD da cidade, o paciente pode contar também com a ajuda de remédios e um adesivo para aliviar o desejo de fumar, distribuídos gratuitamente pelo SUS.

A duração do tratamento depende de cada paciente. Até hoje, 87 pessoas passaram pelo serviço em dois anos de atendimento, com abstinência de 90% ao final do tratamento. Os grupos com dinâmicas oferecem a possibilidade do fumante dividir as angústias de deixar de fumar. E caso a pessoa retorne ao vício, pode voltar a procurar o serviço para buscar ajuda. Além de combater os males do tabaco, o CAPS AD atende pessoas que querem deixar o vício do álcool e outras drogas. Mais informações no endereço: Av. João Pessoa, 129, centro. Ou pelo telefone: (77) 34228131.

Os comentários estão encerrados.