Série documental do cineasta Geraldo Sarno está sendo gravada em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 02 ago 2016

Tags:, , ,

por Mateus Novais
com informações da Secom PMVC

IMG_7418

A equipe do documentarista Geraldo Sarno está em Vitória da Conquista para filmagens da série documental Sertão de Dentro. Com 13 episódios de 52’, produzidos pela Truque Produtora de Cinema, a série será veiculada nacionalmente pela TV Brasil e demais TV’s Públicas do país.

Sertão de Dentro vai abordar personagens reais, que viveram o processo de migração do meio rural para o urbano entre as décadas de 1950 a 1980 e que foram retratadas por Geraldo Sarno, em filmes como Viramundo (1964), Viva Cariri (1969), A Terra Queima (1986), Deus é um Fogo (1986).

Revisitados pelo seu olhar a partir da presente série, tais personagens darão margem para uma reflexão que coloca em evidência o processo de constituição e de transformação social e cultural que, outrora condensado na fuga, no êxodo para as grandes cidades do sul e do litoral nordestino, produziu e produz em seu cinema a imagem de diversos sertões, ligando passado e presente num movimento contínuo que contrasta as diferenças do hoje fazendo ver atualidade e memória num só sertão de dentro que é senão o universo cinematográfico do próprio cineasta.

A série também tem locações nas cidades de Campina Grande (PB); Bom Jesus da Lapa (BA); Canudos (BA); Recife (PE); São Paulo (SP); e Rio de Janeiro (RJ).

Geraldo Sarno é natural de Poções, município próximo a Conquista. O cineasta ficou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro (em especial o nordestino), as religiões e cultura populares. Em 2008, recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília, pelo filme Tudo isto me parece um sonho, sobre a história do general pernambucano Ignácio Abreu e Lima, que, ao lado de Simon Bolívar, participou de batalhas que resultaram na libertação da Colômbia, Venezuela e Peru da Coroa Espanhola no século XIX. Acaba de finalizar a segunda temporada da série a Linguagem do Cinema, composta de 10 episódios de 52 minutos cada.

Os comentários estão encerrados.