Serviço Família Acolhedora promove a inserção de crianças em núcleos familiares

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Educação, Justiça, Vit. da Conquista | Data: 14 ago 2014

Tags:

Da Redação

família acolhedoraCriado em 2011, o serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade faz parte da política do Governo Municipal que busca garantir o cumprimento dos direitos do público infantojuvenil. Por meio dele, famílias de Vitória da Conquista são cadastradas e capacitadas para receberem provisoriamente em suas casas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, afastados de seus lares de origem por ordem judicial.

Somente este ano, quatro novas famílias se inscreveram no programa, somando assim, 23 lares que acolhem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, dando a eles amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. Essas famílias atuam sob o acompanhamento do Poder Judiciário local e da equipe técnica do serviço, composta por assistente social e psicóloga.

Como se cadastrar no Família Acolhedora:

Podem se inscrever no serviço, casais, mulheres e homens solteiros, desde que tenham idade mínima de 21 anos, respeitando a diferença de 16 anos entre a criança acolhida e o adulto acolhedor. Os cadastrados também não devem estar respondendo a inquérito policial ou envolvidos em processo judicial.

Devem ainda dispor de boa saúde física e psíquica, não ter problemas com alcoolismo ou vício em drogas ilícitas. Deve-se ainda ter residência fixa em Vitória da Conquista, ter disponibilidade para o cuidado com a criança de até 6 anos, dispor de tempo para participar do processo de capacitação e acompanhamento proposto pelo programa e zelar pela saúde da criança e garantir os seus direitos.

Os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Juracy Magalhães, n° 182, Jurema.

Os comentários estão encerrados.