Sesab promete programa de apoio financeiro às Santas Casas

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 30 mar 2015

Tags:, , ,

por Mateus Novais

santa casaO Governo do Estado anunciou que pretende lançar um programa de apoio e reestruturação financeira das Santas Casas e entidades filantrópicas, ainda este ano. O comunicado foi feito, nesta segunda-feira (30), pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. As Santas Casas são responsáveis direta e indiretamente por cerca de 50% dos serviços relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, o programa busca desenvolver uma linha de financiamento adequada às necessidades e realidade do setor no Estado, que enfrenta grave endividamento, e estabelecerá como contrapartida o aperfeiçoamento da gestão e metas, a exemplo de ter leitos 100% regulados.

Em Vitória da Conquista, o Hospital São Vicente, mantido pela Santa Casa de Vitória da Conquista, oferta 190 leitos, dos quais 150 são disponíveis ao SUS. E é este indicado como o motivo para a crise: a tabela SUS. Segundo o provedor da Santa Casa, a tabela é muito pequena. “O que o hospital recebe do SUS é insuficiente até para saldar as contas básicas, chegando a um déficit mensal em torno de R$ 200 mil”, disse Abmael Brito. “Isso gera um grande endividamento. Para se ter uma ideia, todas as Santas Casas devem mais de R$ 17 bilhões proveniente dessa baixa tabela do SUS e esse reajuste demora muito de ser realizado”, completou.

Outra queixa da Santa Casa se refere a demora nos repasses por parte da Administração Municipal. “Às vezes, o repasse da Secretaria de Saúde demora mais de 60 dias para acontecer, mesmo sabendo que temos compromisso a honrar, como o pagamento dos fornecedores e os salários”.

Os comentários estão encerrados.