Sistema de emissão de Boletim de Ocorrências está há 8 dias fora do ar

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Segurança | Data: 06 nov 2015

Tags:, , ,

por Mateus Novais
foto: arquivo BRG

DSC_0600

Há cerca de oito dias, quem tem procurado a Polícia Civil em Vitória da Conquista para registrar um Boletim de Ocorrências (BO) tem saído frustrado. O sistema informatizado, Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip), não está funcionando. Com isso, muita gente não sabe o que fazer.

O advogado Diêgo Gomes, perdeu a carteira de trabalho e precisa ter o Boletim de Ocorrência em mãos para tirar a segunda via. Ele conta que procurou a polícia foi informado do problema. Diego também tentou realizar o BO online, mas foi informado pelo Ministério do Trabalho que não o documento neste formato não é aceito para o procedimento. Sem saber o que fazer, Diêgo afirma que está cogitando realizar o serviço em outra cidade.

No entanto, ele pode acabar se frustrando ainda mais. Segundo o diretor administrativo do Distrito Integrado de Segurança Pública, André Paulo Martins, o problema também está ocorrendo em outras cidades do estado. “Os serviços de registro de ocorrência estão temporariamente suspensos devidos a problemas técnicos em nosso sistema”, explicou o diretor através de nota.

A queda prolongada do sistema também alterou a rotina de trabalho dos agentes da polícia.  Os BOs das operações que são realizadas pela Polícia Militar, por exemplo, voltaram a ser feita da forma antiga, na caneta e papel. Para agilizar o processo, a Polícia Civil indica que as ocorrências (Furto de Veículo, Furto de Documentos e Objetos, Perda e Extravio de Documentos e Objetos, Desaparecimento de Pessoa, Encontro de Pessoa) podem ser registradas na Delegacia Digital através do link:  https://www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br/

Os prazos para a resolução do problema ainda não foi comunicado, mas a Polícia Civil garante que “as devidas providências estão sendo tomadas pela SSP – Secretária da Segurança Pública, e assim que houver a normalização de nosso sistema à população será informada”.

Os comentários estão encerrados.