STF mantém decisão que retira investigações contra Lula das mãos de Sérgio Moro

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Justiça | Data: 31 mar 2016

Tags:, , ,

por Mateus Novais

IMG_1622

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter as investigações da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Suprema Corte. Com a decisão desta quinta-feira (31), a parte da investigação que envolve Lula não poderá ser conduzida pelo juiz Sérgio Moro.

A decisão segue o parecer do relator do caso, o ministro Teori Zavascki. Em seu voto, Zavascki defendeu as investigações da Lava Jato, mas disse que elas devem ser feitas dentro da lei para evitar anulações. Para o ministro, Moro não poderia ter divulgado as conversar por envolver a presidente da República, cargo que tem foro por prerrogativa de função na Corte.

“Para o Poder Judiciário, sobretudo para o Supremo Tribunal Federal (STF), é importante que tudo isso seja feito com estrita observância da Constituição Federal. Eventuais excessos que se possa cometer, com a melhor das intenções de apressar o desfecho das investigações. Nós já conhecemos esta história. Já vimos esse filme. Isso pode reverter justamente o resultado contrário. Não será a primeira vez que por força de cometimento de ilegalidades no curso das investigações, STF e o STJ anularam procedimentos criminais”, declarou o ministro.

Os comentários estão encerrados.