Termina nesta quarta (09) o prazo final para transexuais e travestis pedirem nome social no título de eleitor

0

Publicado por Editor | Colocado em Política | Data: 07 maio 2018

Tags:, , ,

                                         

Da Redação

O prazo para as pessoas transexuais e travestis pedirem o uso do nome social, no título de eleitor, para as eleições deste ano, se encerram nesta quarta-feira (09). O serviço é feito junto ao Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.

Para pedir a inclusão do nome social e a atualização da identidade de gênero, a pessoa deve procurar um cartório ou posto de atendimento que atenda a zona eleitoral. É preciso ter em mãos um documento de identificação, com foto. Somente com as mudanças dentro do prazo será possível votar nas eleições de outubro com o nome social atualizado.

O nome social é utilizado por pessoas cujo nome civil não condiz com a forma como se identifica. Assim, a mudança nos tribunais eleitorais permite a inclusão do nome social no título, no caderno de votação e em todo o cadastro eleitoral.

A atualização da identidade de gênero e registro do nome social são procedimentos independentes. O eleitor pode optar por realizar um, dois ou ambos. Somente o nome social constará no título, sendo a identidade de gênero apenas atualizada no cadastro eleitoral. Após a alteração, será emitido um novo documento com o mesmo número, que deve ser entregue ao cidadão no ato da solicitação.

Os comentários estão encerrados.