TRE-BA já contabiliza mais de 14 mil mesários voluntários para as próximas eleições

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Justiça, Política | Data: 19 jul 2014

Tags:,

Da Redação

mesário voluntárioO Tribunal Regional Eleitoral da Bahia intensifica campanha nos meios de comunicação para convocação de mesários para as Eleições 2014. O Projeto Mesário Voluntário, oficializado pelo TRE-BA em 2008, está sendo veiculado nas TVs, rádios, redes sociais, convocando eleitores de todo Estado a participar. Interessados em trabalhar no dia do pleito, auxiliando nas mesas receptoras de voto, podem se increver no site do Tribunal (www.tre-ba.jus.br), através do disk mesário (3373-7273), ou pessoalmente no cartório eleitoral ou postos do TRE nos Sac´s.

Para se candidatar a uma das vagas é preciso ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Porém, nem todos os inscritos serão convocados como mesário, dependerá do número de vagas disponíveis na ocasião, alerta a presidente da comissão do projeto, Verônica Luciana. “Até o final de agosto as zonas eleitorais deverão ter definido todo seu contingente de mesários, portanto, quanto mais cedo o cidadão se increver, mais chance terá de ser selecionado para atuar como mesário na próxima eleição”, pondera. Vale lembrar que as inscrições efetuadas em anos anteriores permanecem válidas.

Benefícios

Além da participação efetiva na lisura do processo democrático brasileiro, exercendo sua cidadania, os estudantes matriculados em instituições de ensino (médio e superior) conveniadas terão as horas prestadas como mesário voluntário contabilizadas como atividade extracurricular ou complementar (quando previsto para o curso). Já os trabalhadores, servidores públicos ou funcionários da iniciativa privada, terão direito a duas folgas para cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral.

Outra vantagem para o cidadão que atua como mesário é que a atividade funciona como critério de desempate em concursos públicos (desde que explicitado no Edital). Todos os mesários farão jus a atestado de participação e, no caso dos estudantes, a certificado com a carga horária trabalhada.

Os comentários estão encerrados.