Uesb recebe prêmio de Direitos Humanos do Governo Federal

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 11 dez 2014

Tags:, , , ,


unnamedNa tarde da última terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Uesb recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, a mais alta condecoração do Governo Brasileiro às pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque na promoção e defesa dos Direitos Humanos. A solenidade aconteceu no Palácio Itamaraty, em Brasília, e, na oportunidade, na presença da presidente da República, Dilma Rousseff, o vice-reitor, professor Fábio Félix Ferreira, recebeu o prêmio pelo trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Universidade.

A premiação condecora os três anos de atuação do CRDH na região Sudoeste da Bahia. Com sede em Jequié, o Centro foi criado em 2011, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos e Comunitários (Proex). Desde então, oferece atendimento especializado a pessoas em situações de vulnerabilidade social e que, porventura, tenham seus direitos violados. Durante esse tempo de existência, o Centro de Referências tem contribuído para o fortalecimento da rede de promoção e proteção dos Direitos Humanos.

Para a coordenadora do CRDH, a assistente social Izabel Prado, o prêmio nacional vem como reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses três anos: “Acreditamos que tudo é um processo de construção, a premiação está acontecendo agora em 2014, mas se refere ao trabalho que o Centro realiza desde a sua implantação, com os integrantes de toda a equipe que participaram e contribuíram de alguma forma”.

Ainda segundo a coordenadora, por se tratar do maior prêmio na área, o momento é de muita felicidade para todos que fazem parte do Centro de Referência, para a Uesb e para toda a comunidade. “Nós ganharmos essa premiação significa que um grande número de pessoas foi beneficiado com os serviços do CRDH, tiveram de alguma maneira seus direitos garantidos, recebendo informações e orientações”, comemora Prado. Já para o educador Antonio Jeferson Barreto, essa premiação aponta que o Centro está no caminho certo: “É muito gratificante receber essa honraria, que nos dá a certeza que o trabalho precisa continuar”.

E foi exatamente isso que o professor Fábio Félix ressaltou durante a cerimônia de premiação. De acordo com o vice-reitor, “o Prêmio Nacional de Direitos Humanos significa um comprometimento cada vez mais sólido da nossa Instituição na construção de políticas que contribuam para a superação das desigualdades e violências”. Informações Ascom Uesb

Os comentários estão encerrados.