Uma creche e uma escola serão entregues à comunidade do Bairro Vila Elisa na próxima semana

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação, Geral, Vit. da Conquista | Data: 25 out 2019

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_oeste_park.gif

Fonte:Secom/PMVC

Mais dois importantes equipamentos serão entregues pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. O bairro Vila Elisa já pode comemorar, pois na próxima terça-feira (29), será inaugurado duas unidades escolares: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Capitulino Teles* e a Escola Municipal Professora Neuza Vieira Silva*. A solenidade ocorrerá às 17h, na Avenida N, quadra 26.

O CMEI beneficiará cerca de 180 crianças, entre 2 e 5 anos de idade. Para construir o equipamento, foram destinados pelo Ministério das Cidades mais de R$ 1,7 milhão. A estrutura segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), com salas de aula e de professores, sanitários, cozinha, copa, depósito, dispensa, solário, lactário e lavanderia.

Já a escola, funcionará nos turnos matutino e vespertino e terá seis salas de aula, sala de professores, sanitários, cozinha e pátio coberto. O investimento, também do Ministério das Cidades, foi superior a R$ 1,3 milhão.

Homenagens* – O CMEI homenageará José Capitulino Teles. Natural de Laranjeiras (Sergipe), José Capitulino se mudou para Conquista, ainda jovem, em razão do casamento com Ede Martins de Souza Teles, com quem teve 19 filhos.

Pecuarista, José Capitulino foi um comerciante de projeção em Conquista. Ele exerceu os cargos de delegado regional e auxiliar administrativo no Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal), onde se aposentou. Ele faleceu em 23 de janeiro de 1979, aos 70 anos.

Já a escola homenageia a conquistense Neuza Vieira Silva. Formada em Letras, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), começou a carreira como educadora física. Por quase 40 anos, foi professora de diversas escolas da rede pública da cidade, como o Abdias Menezes e a Escola Normal. Além disso, coordenou e foi vice-diretora da Escola Cavaleiro do Oriente.

Neuza também deu aulas de ginástica aeróbica em academias da cidade e fundou a extinta ala feminina Filhas de Ruth na Maçonaria Cavaleiros do Oriente e o Centro Espírita Marcelo David. Amada por todos pela sua bondade, professora Neuza teve quatro filhos.

Os comentários estão encerrados.