Universidades estaduais podem entrar em greve

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 05 jul 2017

Tags:, , ,

Da Redação

O Fórum das Associações de Docentes (ADs) das Universidades Estaduais Baianas encaminhou avaliação de indicativo de greve para a próxima rodada de assembleias da categoria. Frente à intransigência do governador Rui Costa, os professores afirmam que é necessário intensificar o enfrentamento em defesa da carreira docente e das Universidades Estaduais Baianas.

Para a categoria, só a greve e a luta irão garantir os direitos da classe docente. “A situação é dramática e o governo assume a postura de simplesmente ignorá-la. Pela tradição do Movimento Docente, a resposta será a radicalidade e o enfrentamento. Os representantes do Fórum das ADs apontam para o próximo período a preparação da greve e rodadas de assembleias que pautem o indicativo de greve na primeira quinzena do mês de julho”, afirma nota publicada no site da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb).

Conforme os professores, “a situação nas Universidades Estaduais Baianas é de crise em todas as esferas e categorias. Além dos ataques aos direitos trabalhistas docentes, uma crise orçamentária atinge as universidades estaduais, custeadas com apenas 5% da Receita Líquida de Impostos (R.L.I.), valor insuficiente para a manutenção e o custeio das Instituições. Os estudantes também passam por problemas, devido a uma política precária de assistência e permanência estudantil”.

Os comentários estão encerrados.