Vereador Gilmar Ferraz agradece apoio à campanha para encontrar doador de medula para o pequeno Henrique

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 16 mar 2018

Tags:, , ,

Da Redação

Da Redação

Nas últimas semanas, uma grande campanha comoveu milhares de pessoas, principalmente na redes sociais, para conseguir um doador de medula para medula óssea compatível com o pequeno Henrique Ferraz Graziani, neto do vereador Gilmar Ferraz. Por causa da campanha, várias pessoas se solidarizaram e realizaram o teste de compatibilidade.

Nesta quinta (16), na Câmara, o avô da criança agradeceu o apoio que sua família tem recebido na busca por doador de medula óssea compatível com o pequeno Henrique. Ele aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da população para enfrentar esse momento difícil. “Eu quero pedir ao povo de Conquista que nos ajude, que nós haveremos de retribuir no tempo oportuno”, afirmou.

Como se tornar um doador de medula óssea – Para se tornar um doador de medula óssea, procure o Hemoba, no Hospital Geral de Vitória da Conquista e informe que desejar testar a compatibilidade com Henrique Ferraz Graziani.

•Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais

•Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

•Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

•Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

•A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

 

Os comentários estão encerrados.