Vereador visita presídio Nilton Gonçalves e constata problemas na unidade

0

Publicado por Editor | Colocado em Polícia, Política, Vit. da Conquista | Data: 20 maio 2013

Tags:, , , ,

da Redação

Vereador JaldoO diretor do presídio de Vitória da Conquista Alex Silva recebeu na última quinta-feira (16) a visita do vereador do PRP Jaldo Mendes. Na reunião o diretor apresentou uma série de problemas estruturais, que vão desde a superlotação ao esgotamento sanitário, questões que comprometem o funcionamento do Presídio Advogado Nilton Gonçalves. “Hoje a quantidade de presos é de 339 sendo que a capacidade é para 180 internos”, informou Alex.

Na visita pôde ser visto que os internos demonstram senso de organização e limpeza nas alas e pátios, porém nada podem fazer em relação à rede de esgotamento sanitário que é de responsabilidade da Embasa. Jaldo Mendes visitou todos os módulos do presídio e relatou que os problemas de estrutura podem colocar em risco a integridade física de todos dentro da unidade. “Existem espaços que deveriam ser salas de aula mas por causa da superlotação o diretor está sendo obrigado a transformá-los em celas e ainda assim não se resolve o problema. A questão do esgoto deve ser resolvida com urgência, a população carcerária não pode ficar exposta daquela forma, são seres humanos que estão ali”, disse o vereador.

Alex Silva também apresentou a cela que foi transformada em área de convivência: “Aqui era uma cela onde dois detentos atearam fogo em colchões e cobertores, o fogo se alastrou rapidamente e eles morreram devida à alta temperatura. Transformamos esse espaço numa sala de leitura e oração para os detentos”, explicou. Em conversa com detentos Jaldo declarou que vai se empenhar para que seja feita a implantação do PSP (Programa de Saúde Penitenciário) no presídio: “Os internos precisam de atendimento médico e o PSP funciona de forma parecida com o PSF, com isso poderão receber um atendimento básico de saúde”, informou. No final, o vereador recebeu uma lista de reivindicações dos detentos. Assessores do vereador Pastor Sidnei (PRB) também participaram da visita.

Os comentários estão encerrados.