ViaBahia anuncia duplicação da BR 116 para 2016; anel viário não tem prazo

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 17 abr 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais
foto: Rafael Gusmão

DSC_0909Nesta sexta-feira (17), o diretor de Comunicação e Relacionamento da ViaBahia, Carlos Bonini, que parte do trecho da BR 116 que cruza Vitória da Conquista será duplicado no próximo ano. A declaração foi dada durante uma sessão mista da Câmara de Vereadores que tratou da rodovia administrada pela empresa.

Em entrevista à repórter Mônica Cajaíba, o diretor da concessionária de estradas explicou que o plano de “duplicações não ocorrem de forma linear e, sim, por dados estatísticos de movimento de carga e acidente”. Devido a esses dados, o trecho sul entrou no cronograma do próximo ano. “Nós vamos duplicar parte do trecho da BR 116, que é o TH 18, fica ao sul de Vitória da Conquista. Nós vamos proceder para o próximo ano, 2016, o início das obras”. Quanto aos demais trechos, o representante da ViaBahia não deu prazos.

Outras cobranças, como o anel viário do município, também foi feita à empresa, inclusive com comparações a outras cidades, como Feira de Santana. O diretor da ViaBahia rebateu afirmando que projetos estão em estudo junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas sem prazo. “Nós encaminhamos a requalificação dos cinco dispositivos [trevos] do Anel Viário […]. Mas nós não podemos dar um prazo agora porque os projetos estão em fase de aprovação e ainda precisarão passar por licenciamento, desapropriações”.

Quanto as alças do trevo norte do anel viário, próximo ao Distrito Industrial, Carlos Bonini garantiu que não há no contrato de concessão um determinação para que seja alterada a geometria do traçado. “Nós vamos realizar um estudo e, se for constatado a necessidade, e se a ANTT nos autorizar ou determinar, não há problema nenhuma [para alterá-lo]. Tudo é possível, desde que haja a aprovação da Agência”.

Os comentários estão encerrados.