Vitória da Conquista registra 171 homicídios no ano

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 18 out 2016

Tags:, ,

por Mateus Novais

homicidios

O número de homicídios em Vitória da Conquista cresce assustadoramente. Um levantamento feito pelo BLOG DA RESENHA GERAL aponta que 171 homicídios ocorreram no município, entre janeiro e esta terça-feira (17). O número é muito superior aos dados registrados durante todo o ano de 2015, quando a polícia assinalou 146 homicídios.

O último atentado, o 14º do mês de outubro, ocorreu na noite de ontem, contra um adolescente de 14 anos, identificado como Marcos Vinicius. Ele foi executado com mais de 13 tiros de pistola, no Conjunto Habitacional Acácia, Bairro Miro Cairo.

Segundo informou testemunhas, quatro indivíduos desceram de um veículo e foram em direção a Marcos Vinicius, que conversava com amigos na porta de uma residência. Os quatro homens mandaram todos os outros jovens se afastarem e começaram a atirar. Dos treze tiros que atingiram o adolescente, sete tiros atingiram a cabeça da vítima.

Segundo a polícia, tudo leva a crer que o adolescente foi executado por que teria invadido a área do tráfico de outra facção rival.

Estatística

Dados consolidados da Secretaria de Segurança Pública apontam que, entre 2012 e 2015, foram registrados 513 homicídios no município. Os números envolvendo crianças e adolescentes também chamam muito a atenção. Nos últimos seis anos, 257 crianças e adolescentes foram executados por arma de fogo no município.

A Polícia Civil aponta que o tráfico é o responsável direto por estes dados. “É um número alto, alarmante. Mas, o que nos tranquiliza é que, felizmente ou infelizmente, 95% desse número são de pessoas ligadas ao crime de alguma forma, em especial ao tráfico de drogas”, comenta o chefe da Delegacia de Homicídios, Hudson Santana.

O delegado ainda explica que existem duas facções em Vitória da Conquista, que estão em guerra. “Esta guerra começou dentro do presídio e os dois líderes foram postos na rua, desde então, os homicídios aumentaram de forma sensível”, conta o chefe da Delegacia de Homicídios, apontando que sua delegacia “tem o perfil de elucidar muitos homicídios, com o percentual de 77%. É nível de primeiro mundo. Este ano, já elucidamos 35 homicídios”.

Os comentários estão encerrados.