Vitória da Conquista registra aumento na nota do IDEB na maioria das escolas da Rede Municipal de Ensino

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação, Vit. da Conquista | Data: 05 set 2018

Tags:, , ,

banner alfa park

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo)

Dados são das avaliações realizadas no final de 2017 com alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental

A Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista tem sido beneficiada com investimentos do Governo Municipal, que tem a educação como uma das prioridades. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, prioriza a formação dos coordenadores e professores que trabalham na Rede, bem como a aquisição de livros específicos para o trabalho em sala de aula.

Como reflexo do fortalecimento dessa política educacional, o município acaba de registrar avanços positivos: Vitória da Conquista aumentou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries iniciais, passando de 4,1 para 4,7. “Essa é a prova de que estamos no caminho certo da educação. Investindo na qualificação dos professores e no estímulo dos nossos alunos. Estamos efetivando o Projeto Educar Pra Valer, inspirado no método pedagógico de Sobral, que tem o melhor IDEB do país, e a Prefeitura de Vitória da Conquista está empenhada em também se transformar numa referência quando se fala em educação básica. Desta forma, acredito que nas próximas avaliações superaremos a média do IDEB”, disse o prefeito Herzem Gusmão.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Dilvane Chagas, também contribuíram para a elevação do índice, o acompanhamento das ações pedagógicas de cada escola, que é feito pelos coordenadores que nelas atuam, o acompanhamento do Núcleo Pedagógico às unidades escolares e a dedicação dos professores em sala de aula melhorando assim a qualidade de aprendizagem dos seus alunos. “Destaco também as escolas nucleadas, que graças ao empenho das coordenadoras e professores, todas as escolas avaliadas atingiram índices de avaliação superiores ao anterior. Nosso objetivo é trabalhar cada vez mais para atingirmos as aprendizagens necessárias para que os nossos alunos possam avançar em outras modalidades de ensino”, completa.

Algumas unidades como o Centro Municipal de Educação Paulo Freire, Escola Municipal Anísio Teixeira, Escola Municipal Batista Tia Zefa, Escola Municipal Euclides da Cunha, Escola Municipal Guimarães Passos, Escola Municipal Irmã Barbosa, Escola Municipal José Rodrigues do Prado, Escola Municipal Josias Casais França, Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, Escola Municipal Péricles Gusmão Régis, Escola Municipal Iza Medeiros, Escola Municipal Profª. Maria da Conceição Meira Bastos, Escola Municipal Rainha da paz, Escola Municipal Profª. Ridalva Correa Melo Figueiredo, Escola Municipal São Cristóvão, Escola Municipal Zica Pedral e Escola Municipal Zulema Cotrim obtiveram notas superiores a 5,0 pontos, com destaque para a Escola Municipal Mário Batista, que alcançou 6,2 pontos.


Com estes resultados, Vitória da Conquista apresenta mais um salto de qualidade na educação, sem perder de vista a sua principal meta, que é garantir o acesso a 100% de crianças e adolescentes em idade escolar. O município possui uma das maiores redes de ensino fundamental do estado da Bahia, com 46 escolas na zona urbana e 110 no campo, além de 30 centros municipais de Educação Infantil (creches).

Confira a lista completa das escolas públicas municipais que atingiram a meta projetada pelo Ministério da Educação: Centro Educacional Paulo Freire, Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, Centro Educacional Moisés Meira, Escola Municipal Afonso Hoffman, Escola Municipal Anísio Teixeira, Escola Municipal Baixa da Fartura, Escola Municipal Bem Querer, Escola Municipal Euclides da Cunha, Escola Municipal Fazenda Queimadas, Escola Municipal Félix Pacheco, Escola Municipal Francisco Antônio Vasconcelos, Escola Municipal Guimarães Passos, Escola Municipal Irmã Barbosa, Escola Municipal John Kennedy, Escola Municipal José Rodrigues do Prado, Escola Municipal Juiz Dr. Antônio Hélder Thomaz, Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro, Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, Escola Municipal Mário Batista, Escola Municipal Miguel Cândido Gonçalves, Escola Municipal Paulo Setubal, Escola Municipal Péricles Régis Gusmão, Escola Municipal Profª. Fidelcina Carvalho Santos, Escola Municipal Prof. Josias Casais França, Escola Municipal Profª. Iza Medeiros, Escola Municipal Profª. Ridalva Correa de Melo Figueiredo, Escola Municipal Virgílio Ferraz de Oliveira e Escola Municipal Zica Pedral.

 

Os comentários estão encerrados.