Vitória da Conquista: urnas mostram que Bolsa Família tem peso eleitoral

0

Publicado por Editor | Colocado em Política | Data: 28 out 2014

Tags:, ,

da Redação

Médicos de Vitória da Conquista foram decisivos para o bom desempenho de Aécio Neves no 2º turno das Eleições

Bolsa FamíliaNão fosse a zona rural a vitória de Aécio Neves (PT) seria bem mais expressiva. No Estado da Bahia, onde Dilma Roussef (PT) ganhou com mais de 70% dos votos, a cidade de Vitória da Conquista, governada pelo PT, proporcionou ao candidato tucano uma vitória com 50,59% contra 49,41% da presidente.

Na zona rural,  onde estão concentradas em sua maioria as famílias beneficiadas com o Bolsa Família,  a vitória da candidata petista alcançou 59,27% – o que representou apuração de 33. 642 votos. As pregações em todo Brasil que Aécio Neves (PSDB), acabaria com o Bolsa Família, funcionou. Na 40ª Zona Eleitoral estão concentrados a maioria dos eleitores do interior do município. Curioso é que O PT combateu o programa quando foi lançado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A criação do Fundo Nacional de Combate a Pobreza, iniciativa do saudoso senador Antonio Carlos Magalhães – foi fundamental para a manutenção do programa.

Na zona urbana da 3ª maior cidade da Bahia a situação foi flagrantemente diferente. No lado oeste 30.610 votos (54,41%), e na zona leste 30.964 (56,41) vantagens para a oposição. O movimento espontâneo dos médicos foi o fator determinante para a arrancada de Aécio Neves no 2º turno na capital do sudoeste baiano.

Os comentários estão encerrados.