Voos cancelados: um dos maiores problemas do aeroporto de Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em transporte | Data: 18 jul 2014

Tags:, , ,

por José Maria Caires – Coordenador do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto/ Colunista do Balanço do Dia

DSC_0031A Região Sudoeste da Bahia, onde Vitória da Conquista é a capital, clama por um melhor sistema aeroviário. No inverno os problemas se agravam por causa do grande número de voos cancelados. Isso acontece porque o aeroporto Otacílio de Figueiredo não está equipado para operar em condições climáticas adversas.

Existem duas soluções possíveis para esse problema: a primeira e a mais eficiente é a construção do novo aeroporto, cuja obra já foi iniciada este ano. A segunda seria a instalação de um equipamento de aproximação, para evitar os constantes cancelamentos de voos, que deixam todos inseguros na hora de agendarem qualquer compromisso, ficando na dependência do clima para confirmação de pousos e decolagem, o que tem gerado     reclamações frequentes dos usuários.

A maioria dos aeroportos, no mundo inteiro, opera com instrumentos de aproximação e aterrissagem. Se instalados no atual aeroporto Otacílio de Figueiredo, esses instrumentos proporcionarão segurança e pontualidade na operação dos voos.

Portanto, para atender às necessidades de Vitória da Conquista e do sudoeste baiano, o melhor seria que essas duas providências fossem tomadas paralelamente: a construção de um novo aeroporto, já iniciada, e a aquisição do equipamento de aproximação, independentemente do prazo de conclusão da obra.

A imediata instalação do ILS (Instrument Landing System), além de garantir a redução do número de cancelamentos, vai melhorar a pontualidade e proporcionar segurança aos passageiros, diminuindo muito o risco de acidentes que existe nas condições atuais de operação.

Os comentários estão encerrados.