XII edição da Jornada Maria da Penha tem oficina ministrada por baiana

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil, Vit. da Conquista | Data: 08 ago 2018


Da Redação

Fonte: Amab (conteúdo)

A juíza baiana Janine Soares de Matos Ferraz foi convidada para ministrar a oficina “Investigação, processo e julgamento com perspectiva de gênero de mortes violentas de mulheres”, na XII edição da Jornada Maria da Penha. O evento acontecerá em Brasília, no Supremo Tribunal Federal, nos dias 9 e 10 de agosto, em parceria com Conselho Nacional de Justiça e ONU Mulheres.

A magistrada, que compõe a equipe de formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), sendo tutora do curso Tribunal do Júri, juntamente com as juízas Andrea Hoch (TJRS) e Naiara Brancher (TJSC), falará, quanto à investigação, sobre as Diretrizes Nacionais sobre Feminicídio, estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU Mulheres), e ratificado pelo governo brasileiro, em 2016.

“Eu me senti desafiada. Ainda vivemos em uma sociedade patriarcal e falar sobre perspectiva de gênero é enfrentar um terreno fértil de polêmicas e resistências. No entanto, é uma missão irrenunciável, não apenas para mim, mas para todos os integrantes dos órgãos estatais responsáveis por investigar, denunciar e julgar o crime de feminicídio”, conta a juíza Janine Soares sobre a convocação.

Nesta edição, a XII Jornada abordará a necessidade da capacitação dos profissionais que lidam com a violência doméstica contra a mulher, sendo membros da magistratura dos Tribunais de Justiça com atuação na área de violência doméstica e tribunais do júri, diretores das escolas estaduais de formação do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Polícia Militar.

Os comentários estão encerrados.