10 mil madrugam para concorrer a vaga em vestibular via Enem

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 01 fev 2010

Folhapress

O medo de novos problemas levou estudantes a madrugarem para acessar a página do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), pela qual podem concorrer a 47.913 vagas em 51 universidades públicas e institutos de educação profissional com base na nota obtida no Enem.

Segundo o Ministério da Educação, 10 mil pessoas estavam na página (sisu.mec.gov.br) às 5h30 de ontem. O sistema funciona das 6h às 23h59.

A plataforma do MEC começou a funcionar na sexta-feira. Nos dois primeiros dias, milhares de estudantes tiveram dificuldades para se cadastrar – a página apresentava erro.

O prazo para se inscrever e disputar uma vaga vai até as 23h59 de quarta-feira. Ontem, o acesso estava normalizado até à tarde; à noite, foi constatado lentidão.

O ministério registrou 355 mil inscrições até as 21h20. A pasta espera receber 800 mil até quarta. Fizeram o Enem – e podem, portanto, entrar no Sisu – 2,6 milhões de alunos.

Pelas regras do sistema, quem se cadastra primeiro pode levar vantagem sobre o concorrente em caso de empate.

Até ontem, o curso mais procurado era o bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC, com 8.769 inscrições. Dois cursos tinham um único candidato – matemática e física, ambos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Internet

Ontem, estudantes desabafaram na internet. No Orkut, é possível encontrar comunidades como “Sisu? Eu odeio!” e “Sisu – Teste de resistência”.

No Twitter também havia reclamações. “Sisu desgraçado… Vocês veem a moral que o governo dá aos estudantes”, disse o usuário @wallacedosreis.

Os comentários estão encerrados.