13 municípios baianos vão receber pluviômetros automáticos

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 10 abr 2013

Tags:, , ,

Da Redação

Na região Sudoeste, as cidades de Vitória da Conquista e Itapetinga foram selecionadas pelo projeto.

Pluviômetros-Automáticos13 municípios baianos foram selecionados por um projeto do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério de Ciência e Tecnologia, com apoio da Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) para receber Pluviômetros Automáticos.

Os municípios da Bahia que foram selecionados até o momento no projeto são Camacan, Candeias, Lauro de Freitas, Nova Viçosa, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Maragogipe, Itabuna, Itagimirim, Itapetinga, Itororó e Vitória da Conquista.

O projeto “Pluviômetros Automáticos” tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento de chuvas no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

Os pluviômetros automáticos vão ser instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, através de parceria com entidades que possam abrigar o equipamento. Estas entidades vão formar uma rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.

Os municípios não contemplados que estejam interessados em participar também podem preencher o cadastro no site do CEMADEN e solicitar a possibilidade de inclusão.

Os comentários estão encerrados.