50 novos juízes substitutos passam a integrar judiciário baiano

0

Publicado por Editor 2 | Colocado em Bahia, Justiça | Data: 18 dez 2020

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-natal-antecipado-1-1.gif

“O nosso lugar é aquele em que sonhamos estar”. Assim afirmou o novo juiz substituto do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Yago Ferraro, em seu discurso durante a cerimônia de posse realizada nesta quinta-feira (17). Além de Yago, outros 49 bacharéis em Direito, aprovados no último concurso, também concretizaram, hoje, o sonho de integrar o Judiciário baiano.

Ocorrida virtualmente, por conta das medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a solenidade foi transmitida no canal do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) no Youtube e acompanhada por centenas de pessoas, entre amigos e familiares dos empossados.

O agora Juiz Substituto Yago Ferraro (classificado em 3º lugar e aprovado em 1º lugar nas vagas destinas a candidatos negros) falou em nome dos aprovados por cotas raciais. Em seu pronunciamento, reforçou o quanto se faz necessário refletir sobre a representatividade.

Valorizando justamente a representatividade, o discurso de posse foi proferido por mais dois empossados. O Juiz Substituto Gustavo Quinamo (classificado em 5º lugar e aprovado em 1º lugar nas vagas destinadas a candidatos com deficiência) representou os aprovados por cotas para pessoas com deficiência. Já o Juiz Substituto Carlos Limonge (aprovado em 1º lugar no certame) falou em nome dos aprovados por ampla concorrência.

Notadamente satisfeito com o momento, o qual considerou histórico para o PJBA, o Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade fez um discurso inspirador. Ao abordar a atuação do juiz, o Chefe do Judiciário baiano defendeu uma postura ativa. Para ele, o juiz deve ponderar entre o texto legal, o Direito e a Justiça. “Só assim eu acho que a figura do magistrado, verdadeiramente, presta um serviço à democracia como um todo”, afirmou.

Presente na solenidade, o Desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, Corregedor das Comarcas do Interior, fez questão de também se dirigir aos novos juízes substitutos, deixando a sua mensagem de boas-vindas.

A cerimônia virtual de posse contou com a participação da Procuradora de Justiça Adjunta, Wanda Valbiraci, representando a Procuradora-Geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti; do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador Jatahy Júnior; do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro; da Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, Juíza Nartir Weber; do 1º Vice-Presidente do TJBA, Desembargador Carlos Roberto Santos Araújo; do 2º Vice-Presidente do TJBA, Desembargador Augusto de Lima Bispo; do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva; da Assessora Especial da Presidência I – Magistrados, Juíza Eduarda Vidal; e do Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia, no ato também representando a Secretaria Judiciária.

Os comentários estão encerrados.