Ações de prevenção contra o câncer de próstata são realizadas em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 11 nov 2019

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Via-Bahia.png

Secom/PMVC

O mês de novembro, ou Novembro Azul chegou para reforçar a conscientização e a atenção dos homens sobre um assunto sério: a prevenção contra o câncer de próstata, doença que mais acomete os homens no Brasil.

É buscando promover o cuidado com a saúde do homem, que a Secretaria Municipal de Saúde realiza, em mais um ano, o mês de campanha do Novembro Azul. São realizadas ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença nas unidades de atenção básica da zona urbana e rural.

Diversas unidades de saúde já planejaram o Dia D da campanha. A programação começa no dia 14 e segue até o dia 30 de novembro, das 8h às 12h, oferecendo serviços como: solicitação ou coleta de exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), consultas médicas, palestras, rodas de conversa sobre diversos temas relacionados à saúde do homem, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste rápido diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites, consultas odontológicas e aplicação típica de flúor. Além disso, serão realizadas atividades físicas, ações estéticas de barbearia, apresentações teatrais com o intuito da educação em saúde e sorteio de brindes.

Todo público masculino é convidado a participar das ações na unidade de saúde mais próxima de casa no Dia D de campanha. Confira a programação:

14/11: Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio (CSU) – Bairro Urbis II;

20/11: Unidade de Saúde da Família Bate Pé;

21/11: Centro de Saúde Dr. Hugo de Castro Lima – Bairro Guarani; e Unidade de Saúde da Família Pedrinhas;

22/11: Unidades de Saúde da Família dos bairros Lagoa das Flores II, Recanto das Águas e Patagônia;

25/11: Policlínica de Atenção Básica São Vicente – CAE II, e São João da Vitória;

27/11: Unidade de Saúde da Família São Sebastião;

28/11: Unidades de Saúde da Família Inhobim II e Cercadinho;

29/11: Unidades de Saúde da Família Pradoso, Vila Serrana, URBIS V e Miro Cairo;

30/11: Unidade de Saúde da Família Lagoa das Flores I.

Câncer de Próstata: Só em 2018, foram registrados 68.220 novos casos da doença. É a segunda causa de morte por câncer na população masculina, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Apesar de ser uma doença grave, na maioria das vezes, ela se desenvolve de forma lenta e silenciosa, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.

A principal forma de combater o câncer de próstata é com a detecção precoce da doença. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos que apresentarem fatores de risco, com histórico familiar de câncer de próstata, sobrepeso ou obesidade. Homens a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal. O mais importante é deixar de lado o preconceito e cuidar da saúde.

Os comentários estão encerrados.