Acontecimentos que vão marcar o ano 2020

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 16 jan 2020

Tags:, ,

Editar imagem

O panorama internacional, no começo deste ano, deixa já prever que se vão viver momentos intensos, a nível mundial, em 2020. Venha conhecer alguns dos temas que já dominam a mídia e que, certamente, marcarão o ano que agora se inicia.

2020 é um ano mais longo, com os seus 366 dias e, de alguma forma, os muitos acontecimentos já previstos para este ano garantem que, apesar de longo, este não será entediante. O cenário internacional, tanto no que diz respeito às questões políticas e econômicas como sociais indicam que, neste ano, os jornalistas terão uma vida muito corrida. Trepidante e incerto, o futuro de 2020 garante que estará recheado com alguns acontecimentos capazes de prender à TV até a pessoa mais desatenta e alguns deles têm lugar no Brasil. Venha saber, da política ao esporte, os eventos que farão parte das narrativas das mídias internacionais e também brasileiras

O crescimento do PIB no Brasil

Embora no começo do ano, o Ministério da Economia brasileiro já projetou o crescimento do PIB para 2020, acreditando-se que deveremos assistir a um crescimento na ordem dos 2,4%; este Ministério acredita ainda numa retomada da economia com base nos indicadores de emprego atuais.

A copa América

A Argentina e a Colômbia vão receber um evento esportivo incrível: pela primeira vez, desde 1983, o torneio da Copa América vai ser realizado em mais de um país no mesmo campeonato. O Brasil é uma das 12 seleções que vai competir nesse torneio, tentando conquistar o seu 10º título. Vale a pena recordar que o Brasil saiu vencedor no ano 2019.

A saída do Reino Unido da União Europeia

Tendo entrado na UE há 47 anos, a sociedade britânica prepara-se agora para a abandonar; momento no qual iremos compreender a extensão das consequências desta decisão. Ainda não se sabe ao certo qual vai ser o impacto do Brexit nos cidadãos mas, certamente, 2020 deverá ser o ano em que vamos descobrir mais sobre as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia.

As eleições americanas

Também as eleições nos EUA vão marcar o ano 2020. Espera-se que, por entre todas as problemáticas geradas pelo governo de Trump, as próximas eleições venham com fortes ataques políticos e não sejam pacíficas. As questões ambientais irão, por certo, fazer parte dos ataques dos democratas, bem como o cenário de desaceleração económica que se sente no país.

O crescer do extremismo

O mundo assiste, hoje, à expansão das políticas e dos movimentos sociais extremistas. Estes são visíveis em países como Itália, Polônia, Hungria, França e Áustria. Aos poucos, os movimentos populistas dão lugar a novas narrativas nacionalistas, que têm contribuído, também, para que os partidos de direita ganhem força na Europa e América Latina.

Um ano com Jogos Olímpicos

2020 é o ano no qual Tóquio se torna anfitrião dos Jogos Olímpicos de Verão. Este ano, estes aclamados jogos aglomeram novas modalidades, como o karatê, o surf, o basebol e a escalada.

Os comentários estão encerrados.