Agentes de saúde e endemias prometem nova mobilização por piso salarial

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 19 ago 2014

Tags:, , ,

por Mateus Novais

DSC_0984Os agentes Comunitários de Saúde e os de Combate às Endemias de Vitória da Conquista anunciaram uma nova mobilização para a próxima quinta e sexta-feira (21 e 22 de agosto). Os servidores exigem que a Prefeitura Municipal cumpra o piso salarial proposto pela Lei Federal 12.994, sancionada pelo Palácio do Planalto em 17 de junho.

Segundo a coordenadora estadual do Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias (Sindacs), Rita Suzana, após três reuniões nos meses de junho e julho, com o então secretário de Administração Valdemir Dias e a secretária de Saúde Márcia Viviane, ficou definido o pagamento do piso salarial no valor de R$ 1.014. “Mas, no final de julho, Valdemir entrou em contato por telefone dizendo que foi um equívoco fazer esse compromisso, porque a Prefeitura não tem orçamento para cumprir. Sendo que, quando o piso ainda era uma portaria, eles falavam que só iriam pagar quando fosse lei. Agora que é lei, não querem pagar.”.

A coordenadora do Sindacs também informou que o novo secretário de Administração, Gildásio Silveira, reafirmou em reunião, no dia 12 de agosto, que não iriam pagar o valor definido por lei.

A mobilização dos agentes prevê uma caminhada na quinta e um acampamento em frente à Prefeitura, na sexta. Atualmente, Vitória da Conquista conta com quase 700 profissionais atuando nas duas áreas.

Os comentários estão encerrados.