Após boatos sobre contaminação, Hospital São Vicente emite nota de esclarecimento

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 21 Maio 2020

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-04-27-at-15.51.14-1024x190.jpeg

O HSVP (HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO DE VITÓRIA DA CONQUISTA) vem a público esclarecer sobre as veiculações, com várias informações imprecisas e desencontradas, em mídias sociais, que abordam a contaminação de profissionais de saúde da instituição.

Antes de mais nada, frisamos que a exposição, inclusive com nomes de funcionários, é ato ilegal e a unidade irá adotar as medidas jurídicas cabíveis ao caso.

Expor desta maneira profissionais que vem atuando na linha frente do combate a pandemia do coronavírus é, além de ilegal, cruel. O HSVP conta com uma ala exclusiva, em um anexo totalmente à parte do hospital, exclusivamente para o internamento de pacientes suspeitos ou confirmados na unidade, minimizando ao máximo o fluxo destes na instituição e buscando assim dar maior segurança aos nossos funcionários e pacientes.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem sido realizado sistematicamente testes para os colaboradores da linha de frente, no intuito de identificar possíveis portadores assintomáticos dentro da instituição e tomar as medidas de afastamento cabíveis.

Esta política de realização de testes em profissionais de saúde vem sendo adotada por várias instituições no País e é uma ferramenta importante no controle da disseminação do vírus aos profissionais da área da saúde, que, por razões claras e óbvias, têm maior risco de contaminação.

Notícias veiculadas com informações conflitantes e muitas vezes equivocadas, só geram pânico para a população em geral e devem, antes de ser feitas, buscar as informações precisas com as fontes fidedignas, evitando as FAKE NEWS.

Não procede a informação que a Uti do HSVP se encontra fechada, estando a mesma em pleno funcionamento, garantindo a assistência em terapia intensiva aos clientes.

Da mesma forma não procede a informação de que vários profissionais se contaminaram ao mesmo tempo. Alguns se contaminaram ao longo dos meses e, inclusive alguns já cumpriram a quarentena e já retornaram ao trabalho. Salientamos que vários deles foram assintomáticos e que todos encontram-se
estáveis, com sintomas leves, sem comprometimento. Alguns profissionais trabalham em mais de uma instituição e portanto o risco de contaminação dos mesmos aumenta. O HSVP seguirá na sua missão de oferecer atendimento de qualidade aos seus
pacientes e preservando a máximo a segurança destes e de seus colaboradores como um todo.

Importante frisar que a unidade dispõe de um plano de contingência montado com fluxos internos claramente definidos e baseados em evidências científicas e recomendações dos órgãos competentes. Outra informação valiosa é o fato de o HSVP estar disponibilizando para todos os profissionais os EPI’s na qualidade e quantidade adequadas, visando manter justamente esta condição de segurança. O hospital São Vicente continua contribuindo no combate ao COVID 19 e totalmente a disposição dos seus clientes, com os padrões de segurança preservados, ao tempo em que agradece aos seus colaboradores e Médicos pelo empenho, dedicação e excelentes serviços prestados à população.

Os comentários estão encerrados.