Atenção Básica desenvolve ações de incentivo e apoio ao aleitamento materno

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 04 ago 2021

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

Secom/PMVC

A campanha nacional Agosto Dourado, que busca o incentivo e apoio ao aleitamento materno, já foi iniciada ainda no mês de julho, no município, com o trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Banco de Leite Humano e a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), com o tema “Proteger a amamentação: Uma responsabilidade compartilhada”.

A programação da campanha envolve diversos setores da rede municipal de saúde. Na Atenção Básica, que ocupa uma posição privilegiada e estratégica nas ações de educação em saúde do SUS, as ações serão realizadas nas unidades de saúde, por meio do diálogo e incentivo à doação de leite humano e amamentação exclusiva com leite materno durante os seis primeiros meses de vida da criança.

Como atividade da Semana Mundial de Amamentação, que ocorre de 1º a 7 de agosto, a Atenção Básica realizou na terça (3) a ação Memórias de Afeto para lactantes de ouro, que foram presenteadas com uma sessão de fotos com seus bebês, eternizando o momento único da amamentação.

A ação aconteceu no Estúdio Casulo e contou com apoio dos profissionais Laris Moraes, Mari Pena Forte e Marcos Porto. Três mamães assistidas pela rede municipal de saúde, com diferentes histórias de vida, também fizeram depoimentos sobre suas experiências com amamentação e um vídeo está sendo produzido para homenagear todas as lactantes.

Várias ações voltadas ao aleitamento materno já são garantidas na rotina diária de serviço das equipes das unidades para as gestantes, puérperas, mães, recém-nascidos e crianças, e durante todo o mês de agosto, elas serão intensificadas pelas equipes com uma programação especial nas unidades, juntamente com o NASF-AB.

Confira a programação:

02 e 03 de agosto – USF Urbis VI
04 de agosto – USF Inhobim I
04 e 23 de agosto – USF Simão
10, 17, 24 e 31 de agosto – USF Inhobim II
11 de agosto – USF Urbis VI
13 de agosto – USF Lagoa Formosa e Vila Serrana
17 de agosto – USF Inhobim II
20 de agosto – UBS Régis Pacheco e USF Iguá
21 de agosto – USF Solange Hortélio
23 de agosto – USF Simão
25 de agosto – USF São Joaquim e Roseira
26 de agosto – USF Lagoa das Flores I
27 de agosto – USF São Sebastião e Morada dos Pássaros
31 de agosto – USF Lagoa das Flores II

A Campanha Agosto Dourado é realizada em acordo com a estratégia Rede Cegonha e é uma das prioridades das Políticas Públicas Municipais que garantem a saúde de mãe e filho.

Os comentários estão encerrados.