Barra do choça: servidores e professores firmam acordo salarial com Prefeitura

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 25 set 2015

Tags:, , , , ,

por Mateus Novais
foto: arquivo BRG

DSC_0311

Os sindicatos dos Servidores Públicos Municipais (Sinseb) e dos Professores (Simprobac), ambos do município de Barra do Choça, fecharam um acordo com a Prefeitura daquele município em relação a suas respectivas campanhas salariais de 2015. Os profissionais estavam mobilizados desde o mês de março e chegaram a paralisar as atividades durante quase um mês.

Os professores conseguiram um reajuste de 6,42%, com correção de 2,4% da inflação. Os valores serão parcelados em duas vezes – 3,2% em setembro e mais 3,2% em novembro –, já o retroativo a março será pago parcelado até fevereiro. Além disso, os professores conseguiram incluir no acordo a formação em Libras, eleições para coordenadores pedagógicos, regularização do repasse do INSS, abono salarial de R$ 100 para os professores contratados de outubro e discussão da avaliação de desempenho. Os docentes agora lutam para que a Prefeitura de Barra do Choça resarça os 20 dias de corte de salário dos contratados – o que foi feito sem autorização judicial.

O maior entrave foi com o Sinseb, que, após várias rodadas de negociação suspendeu o contato com o Governo Municipal. A negociação foi intermediada pela Câmara de Vereadores, “já que cortamos completamente o diálogo com o prefeito, por não acreditarmos mais na palavra dele”, revelou o sindicato.

Neste caso, o reajuste será de 6,41%, retroativo a março, e mais 2,4% em fevereiro. O retroativo deverá ser parcelado, mas ainda depende do encaminhamento do projeto de lei ao Poder Legislativo. “A expectativa é que ocorra em outubro, após a aprovação da lei. Os servidores terão direito a 10 meses de reposição salarial, já que terá efeito retroativo a março”, esclareceu, em nota a Prefeitura de Barra do Choça.

Os comentários estão encerrados.