Barragem do rio Gavião sofre efeitos da estiagem

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 14 jan 2013

Tags:, , , , ,

Da Redação

Uma das maiores barragens do estado, a também conhecida como “barragem de Anagé”, está mais de 50% abaixo do nível normal.

BARRAGEM-ANAGÉOs municípios por onde passam as águas do rio Gavião Anagé, Caraíbas e Belo Campo vêm sofrendo as consequências ainda da seca de 2012. O nível da água está bem abaixo do normal, 9 metros e 70 cm, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas,o Dnocs.

A barragem de tem capacidade para 255 milhões e 630 mil metros cúbicos de água, mas segundo o Dnocs, atualmente está com 100 milhões e 440 metros cúbicos de água, uma redução de mais de 50% da capacidade. Mas a queda do nível da água não é consequência somente da seca de 2012, mas sim de uma estiagem que vem castigando a região há alguns anos. Na cidade de Caraíbas, por exemplo, a travessia que era feita de balsa foi suspensa porque não há mais condições da embarcação trafegar no local.

O resultado desse baixo nível de água na barragem tem prejudicado a economia de toda uma região. Barraqueiros da prainha de Anagé por exemplo, local onde o turismo é forte nesta época do ano, se preocupam com a queda do movimento. Por causa da quantidade de galhos, tomar banho é difícil para os turistas. Jet skis que também eram comuns circularem nesta época do ano não são mais vistos no local. A preocupação dos pequenos comerciantes agora é que a estiagem dure, prejudicando o movimento em festas como o carnaval, que já se aproxima.

Os comentários estão encerrados.