Boletos do Garantia-Safra começam a ser distribuídos

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 17 nov 2017

Tags:, , ,

da Redação
Fonte: Ascom/Prefeitura (Conteúdo)

Prazo para pagamento dos boletos termina dia 30 de novembro

Atenção, agricultor familiar! Começaram a ser distribuídos desde a última terça-feira, 14, os boletos do Garantia-Safra 2017/2018 para pagamento. Cerca de 1700 agricultores familiares de Vitória da Conquista devem comparecer na Secretaria Municipal de Agricultura para retirar os boletos.

O Garantia-Safra é um programa do Governo Federal com o objetivo de auxiliar pequenos produtores que sofreram perdas com a estiagem.

Após pagar o boleto, no valor de R$ 8,50, e caso o município em que moram comprovar a perda de, pelo menos, 50% das safras de milho, arroz, feijão e mandioca, o agricultor pode receber do Governo Federal uma indenização de R$ 850.

Essa é a terceira vez que o agricultor João Batista Lemos se inscreve no programa. Proprietário de uma roça, onde planta andu, mandioca, milho e feijão para a própria sobrevivência, ele conta que este ano, por conta da falta de chuvas, não conseguiu colher e comenta a importância do benefício: “O dinheiro serve para comprar as coisas, pra poder comer e trabalhar na roça. Se não fosse esse dinheiro, como a gente ia fazer? Ele ajuda muito’’.

Caso a perda seja comprovada, a agricultora Rosileide Gomes já antecipa o que fará com o dinheiro: “vou usar para sustentar família, pagar as contas e fazer a feira. Tem sido muito difícil’’. É a segunda vez que ela adere ao programa e dessa vez com mais urgência, já que ela não tem outro meio de sustento.

O secretário municipal de Agricultura, Paulo César de Andrade, destacou a importância do Garantia-Safra para os pequenos produtores que estão sofrendo com a seca: ‘’É uma questão de sobrevivência. O Garantia-Safra é uma forma de fazer com que eles sobrevivam’’.

O prazo para pagamento dos boletos termina dia 30 de novembro. É necessário que o produtor esteja cadastrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para que ele possa ser enquadrado como agricultor familiar e receber a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para retirar o boleto do Garantia-Safra.

A Secretaria Municipal de Agricultura está localizada na Praça Catão Ferraz, s/n, Centro. Mais informações, pelo telefone (77) 3420-7012.

Os comentários estão encerrados.