Campanha Março Mulher 2020 é apresentada pelo Governo Municipal

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 05 mar 2020

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_e2_piscina-3.gif

Fonte: Secom/PMVC

A campanha Março Mulher 2020, foi apresentada na manhã desta quinta-feira (05), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em Vitória da Conquista. Neste ano, a campanha traz como tema central “Juntas somos fortes”. As ações da campanha vão ser realizadas pela Coordenação de Políticas para Mulheres e unidades de atendimento que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O evento foi prestigiado por autoridades como o juiz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Henrique Brito, a delegada Especial de Atendimento à Mulher Decimária Cardoso Gonçalves, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Arlene Santos Ribeiro e a representante da Ronda Maria da Penha, capitã Débora Nascimento, além da coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade.

“Vitória da Conquista também faz parte de um cenário perverso da violência contra mulher que continua persistindo no Brasil e nós sabemos da nossa responsabilidade. Por isso, buscamos respostas eficientes para o enfrentamento da situação. Diferente de outros municípios, Conquista tem a gestão que mais investe em políticas para mulheres e, por conta disso, ainda neste ano, a Prefeitura irá entregar a Casa Abrigo para mulheres em risco eminente de morte, uma reivindicação antiga do movimento de mulheres, atendida por esta gestão”, ressaltou o secretário interino de Assistência Social, Michael Farias.

Durante todo o mês, as metas vão ser a mobilização e a sensibilização da população para a não desvalorização e preconceito à mulher, bem como a garantia de direitos, dentre eles o de viver sem violência e sem discriminação; incentivar e motivar as mulheres com a certeza que podem chegar muito mais longe na conquista dos direitos, no poder político, na autonomia econômica e divulgar os serviços oferecidos pela Gestão Municipal.

Segundo a coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade, neste ano a campanha foi dividida em dois eixos que trabalharam a temática do combate à violência contra mulher e a autonomia econômica. “Muitos foram os avanços e direitos já conquistados pelas mulheres, mas a gente sabe que ainda temos muito pelo que lutar. Precisamos romper as barreiras, por isso escolhemos este tema para mostrar à sociedade que só conseguiremos avançar em coletividade, que a mulher não está sozinha, que ela tem a sociedade como rede de apoio”, ressaltou Dayana.

Um momento especial da solenidade foi a apresentação do grupo de idosas do Centro de Convivência do Idoso que apresentaram a peça “Acorda que tá na hora”. Nela, elas representaram a dura realidade ainda hoje vivida por muitas mulheres sobrecarregadas pelos afazeres domésticos e sem valorização. No entanto, de maneira divertida levaram o público à reflexão através da inversão dos papeis em que uma personagem, caracterizada de homem, exercia o papel do marido que cuidava da casa e dos filhos enquanto a esposa estava ocupada com sua carreira. Na peça, tudo era um sonho do homem que fazia o papel que é uma realidade para muitas mulheres, mas na vida real ainda é preciso conscientizar a população sobre a importância da valorização da mulher, do respeito e da igualdade de direitos e deveres.

Confira a programação completa das atividades do Março Mulher 2020:

Os comentários estão encerrados.