Cemae e Cemerf retomam atividades com agendamento e atendimento reduzido

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Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 11 set 2020

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A partir do dia 21 de setembro, o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae) irá retomar, gradativamente, as atividades de consultas ambulatoriais. Já os serviços do Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) vão voltar a ser ofertados no dia 6 de outubro.

Por conta do atual cenário de enfrentamento da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde definiu todas as orientações para a retomada segura das atividades nos dois serviços, através de uma Nota Técnica. Clique aqui para acessá-la.

CEMAE – Os agendamentos serão feitos com oferta reduzida no número de atendimentos e com a adoção de medidas de proteção para os usuários e profissionais. As consultas vão ser realizadas nos dois turnos de funcionamento, mediante o pré-agendamento realizado pela Central de Regulação do município. Os demais serviços do Cemae que não foram interrompidos nesse período continuarão funcionando normalmente.

CEMERF – Os serviços de Saúde Auditiva e Reabilitação Física serão prestados mediante agendamento, para um número reduzido de pacientes e com medidas de proteção. Além disso, continuam os atendimentos dos demais serviços, que já vinham sendo realizados nesse período: Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada, o teste da orelhinha (EOA) e concessão de equipamentos de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM).

ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS E ACOMPANHANTES

  • As recepções do Cemae e Cemerf serão adaptadas para atender as medidas de distanciamento entre as pessoas, os assentos serão intercalados e os não utilizados serão isoladas com sinalização;
  • Higienização das mãos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, com disponibilização de sabão líquido, álcool gel e máscaras cirúrgicas para todos os profissionais;
  • Será obrigatória a medição de temperatura com termômetro infravermelho digital na entrada do Serviço e triagem prévia de possíveis pacientes sintomáticos;
  • Uso obrigatório de máscara por todos os usuários, acompanhantes e profissionais de saúde para acesso ao serviço;
  • Em caso de necessidade, o usuário só poderá levar um acompanhante;
  • Todos os atendimentos serão feitos, exclusivamente, com agendamento prévio para evitar filas e espera;
  • No momento do agendamento, os pacientes serão orientados acerca das medidas de proteção, presença de acompanhantes e medidas de prevenção.

É importante ressaltar que o usuário não deve comparecer a nenhum dos serviços caso apresente sintomas gripais ou se teve contato com pessoas contaminadas nos 14 dias que antecederem o dia agendado para atendimento.

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