Chuvas são insuficientes para por fim ao racionamento, garante Embasa

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 18 nov 2016

Tags:, ,

por Mateus Novais

foto-barra

Nesta sexta-feira (18), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu nota desmentindo uma falsa informação que está circulando nas redes sociais apontando o fim do racionamento em Vitória da Conquista. O comunicado garante que as chuvas ocorridas na região das barragens de Água Fria I e II são insuficientes para por fim ao regime preventivo de racionamento no sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Conquista e Belo Campo.

“Os rios que alimentam essas barragens estão situados no município de Barra do Choça, onde o índice de pluviosidade resultante das chuvas desta semana foi de apenas 60 milímetros, contra os 150 milímetros registrados em Vitória da Conquista. Com isso, o nível da barragem de Água Fria II – principal reservatório que atende o sistema – chegou a 51% de sua capacidade máxima, ante os 34% registrados em maio deste ano. Já a barragem de Água Fria I se encontra em seu nível máximo. No entanto, devido à sua pequena capacidade de acumulação, sua função é garantir reserva de água para manter o nível da barragem de Água Fria II em condições de abastecer Vitória da Conquista e Belo Campo”, aponta a nota.

A Embasa ainda ressalta que, desde junho deste ano, o sistema de captação de água do rio Catolé, tem contribuído com cerca de 80% da oferta de água distribuída nos dois municípios, “enquanto as barragens estão sendo preservadas para que possam voltar a ter níveis mais seguros de disponibilidade de água”.

Os comentários estão encerrados.