Começou o treinamento de mesários para as eleições de outubro em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Política, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 13 set 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Dos mais de dois mil mesários que trabalharão nas eleições este ano na cidade, 60% são mesários voluntários.

Falta menos de um mês para as eleições municipais de 2012. A 39ª zona eleitoral de Vitória da Conquista já está se preparando para que as eleições transcorram de forma tranquila no dia 07 de outubro.  Por isso, iniciou nesta semana o treinamento com os mesários que irão trabalhar nesta eleição.  Composto por parte teórica e prática, no treinamento, os mesários assistem a um vídeo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e recebem orientações sobre o trabalho nas eleições.

No Fórum Eleitoral da cidade, eles conhecem o material que será utilizado na seção, aprendem a ligar e manusear a urna de votação, como agir caso falte energia, como retirar o disco com a gravação dos votos e como justificar um voto, além de identificar o eleitor, entregar o comprovante de votação e conferir o preenchimento adequado do requerimento de justificativa eleitoral. Uma média de 35 pessoas participa de cada treinamento. O curso dura cerca de 1 hora e meia.

Em Vitória da conquista, 2.464 pessoas trabalharão nestas eleições, que têm 616 seções eleitorais. Em cada uma trabalharão quatro pessoas. O mais interessante é o número de voluntários que participarão este ano: 60% deste número é composto de mesários voluntários. O treinamento deve durar até o fim dessa semana. Quem participa das eleições ganha dois dias de folga no trabalho pelo treinamento e dois pela participação nas eleições, além é claro, de exercer a cidadania e ajudar o trabalho nas eleições na cidade onde mora.

Os comentários estão encerrados.