Comissão visita obras da nova estação de tratamento de esgoto em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 23 ago 2012

Tags:,

Por Rodrigo Ferraz
Foto: Ascom-Embasa

A comissão de acompanhamento da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Vitória da Conquista, composta por representantes do poder público municipal e líderes comunitários dos bairros que serão atendidos pelo empreendimento, visitou nesta quinta (23), a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

O investimento de R$ 116 milhões está praticamente concluído e tem capacidade para atender com coleta, tratamento e disposição final de esgotos domésticos, 85% das áreas ocupadas da sede municipal, beneficiando aproximadamente 85 mil pessoas distribuídas em 26 bairros. A empreiteira responsável pela execução da obra aguarda apenas a complementação da rede elétrica da ETE para iniciar a fase de pré-operação (testes).

Após o início da operação, a antiga estação, popularmente conhecida como pinicão, será desativada e o esgoto redirecionado, através de 5 km de tubulação, até a nova estação, que tem capacidade para tratar 533 litros de esgoto por segundo pelo método de lodo ativado, processo mais eficiente na eliminação da carga orgânica e dos odores. O efluente final, após tratamento com cloro, ficará dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela legislação ambiental em vigor e será descartado no rio Verruga.

Os comentários estão encerrados.