Plebicito nas comunidades poderá por fim a disputa territorial entre Anagé e Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 10 abr 2015

Tags:, , , ,


por Mateus Novais
foto: Rafael Gusmão

DSC_0041

Durante a audiência pública de conciliação territorial, realizada na última quinta-feira (9), em Vitória da Conquista, vereadores conquistenses entregaram uma solicitação de plebicito junto aos moradores de comunidades da região de José Gonçalves à Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A solicitação é semelhante ao pedido do deputado Herzem Gusmão (PMDB), que já vinha articulando a ação junto à Comissão.

Segundo a proposta apresentada pelos vereadores Criolano Moraes (PT) e Arlindo Rebouças (PROS) e do deputado Herzem, os 6 mil moradores das mais de 20 localidades, que estão na área de disputa com o município de Anagé, devem ser ouvidos para definir a que município querem pertencer. Segundo tinha adiantado o presidente da Comissão, deputado Zó (PCdoB), este tipo de critério poderia ser adotado caso não houvesse um acordo entre os municípios envolvidos. “A própria comunidade pode definir a quem pertence. Esse sentimento de pertencimento também está previsto em lei, assim como os investimentos públicos”, explicou o presidente.

Para o deputado Herzem, esta proposta se faz viável, já que a Prefeitura de Anagé não se mostrou interessada em um acordo. “A prefeita de Anagé foi de uma indelicadeza extrema, não comparecendo a audiência, nem mandando um representante. Isso demonstra que já podemos avançar para este segundo momento, que é a pesquisa com as comunidades da região de José Gonçalves. Eu já vinha conversando com a Comissão a respeito de colocar essa etapa em ação, reafirmei em entrevistas essa possibilidade, e, por coincidência, os vereadores Cori e Arlindo apresentaram esse requerimento. Isso é importante, porque demonstra que os representantes de Conquista estão trabalhando em prol do interesse do município”.

Os comentários estão encerrados.