Confira o boletim semanal sobre os casos de Dengue, Zika e Chikungunya no município
0
Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 28 set 2020
Tags:boletim semanal, casos, Chikungunya, dengue, zika


Na última semana foram confirmados laboratorialmente apenas três casos de dengue no município, de acordo com a atualização do boletim semanal, divulgado pelo Centro de Controle de Endemias, da 39ª semana epidemiológica, que vai de janeiro a 25 de setembro deste ano.
DENGUE – Dos 6.423 casos suspeitos notificados no município, 3.927 foram confirmados e 1.728 descartados. Além disso, 612 casos apresentaram resultados inconclusivos em relação à doença e 154 pacientes ainda aguardam por resultado laboratorial. Nesse período, foram registrados dois falecimentos de pacientes por dengue grave hemorrágica.
ZIKA – Com 979 notificações suspeitas, manteve-se o número de 35 casos com diagnóstico laboratorial positivo para a doença, 178 descartados e 724 com resultado inconclusivo para Zika. Outros 42 pacientes notificados esperam pelo resultado laboratorial.
CHIKUNGUNYA – Foram notificados 783 casos suspeitos da doença. Com dois novos resultados confirmados na última semana, são contabilizados 59 casos positivo para Zika e outros 724 pacientes ainda seguem aguardando resultado laboratorial.
Mesmo com a redução dos números de notificações dos casos de arboviroses nos últimos meses em Conquista, os cuidados não devem ser deixados de lado. É importante que cada morador mantenha as ações de limpeza diariamente, como: evitar água parada em pratinhos de plantas ou qualquer outro recipiente, vedar adequadamente reservatórios de água, limpar a caixa coletora de água atrás da geladeira, além de evitar o descarte de lixo em locais e horários incorretos.
Caso alguém apresente sintomas característicos de uma dessas doenças, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para ser notificado e receber atendimento médico. A população também deve fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias por meio do número (77) 3429-7421.