Conquista: atendimento do Bolsa Família/Cadastro Único é ampliado para diversas localidades do Município

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Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 14 ago 2020

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Secom/PMVC

O Cadastro Único faz parte da Política de Assistência Social e permite o acesso aos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família e o do Acessuas Trabalho. Para garantir que a população de Vitória da Conquista tenha pleno acesso aos programas sociais, a Prefeitura de Vitória da Conquista vem desde 2017 ampliando a oferta deste serviço no município, seja com ações de mutirão, que leva o serviço de forma temporária a determinada localidade, como o Bolsa Família Móvel, mas também com a oferta de novos postos de atendimento com a descentralização do cadastro único para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Prefeitura da Zona Oeste e Subprefeitura de José Gonçalves.

“Com estes postos de atendimento, somados às ações itinerantes, nós estamos garantindo que a população seja melhor assistida nos territórios em que vivem. Além disso, fortalecemos a relação do CadÚnico e do Bolsa Família com as outras ofertas da Assistência Social. Com isso ampliamos nossa capacidade de proteger famílias, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Para potencializar a descentralização e o melhor o atendimento das equipes, a Prefeitura vem investindo na capacitação das equipes de cadastradores que prestam este serviço à população. O governo está oferecendo para todos os cadastradores e técnicos, que atendem nos serviços socioassistenciais municipais, treinamento sobre gestão do Bolsa Família, Cadastro Único e do Sistema de Condicionalidades (Sicon) com o consultor na área do Cadastro Único e programa Bolsa família Robson Almeida.

Capacitação abordou a importância do Cadastro Único para Política de Assistência Social

“Todos os serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social participaram desta capacitação, que teve o objetivo de explicar a importância do Cadastro Único, a importância do Bolsa Família, entendendo que o Cadastro Único é uma política SUAS e permite o acesso a diversos programas federais, estaduais e municipais”, explicou Robson.

Segundo a gerente do Cras Nossa Senhora Aparecida, Laís Pinheiro, a presença do Cadastro Único no Cras está beneficiando muito as famílias, “com isso o Cras está garantindo maior proteção social, principalmente neste período de pandemia e assim, o Cras está se efetivando como porta de entrada do SUAS”, avaliou Laís, que também destacou que as capacitações têm melhorado a oferta dos serviços prestados à população. “O Cadastro Único antes era visto como uma política a parte e com a capacitação todas equipes estão entendendo que ele integra política de Assistência Social que é uma só”.
Locais de atendimento:

• Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira das 8h às 14h;
• Secretaria de Desenvolvimento Social, Avenida Juracy Magalhães, n° 182, Jurema, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h;
• Prefeitura da Zona Oeste (Centro Cultural Glauber Rocha), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h;
• Subprefeitura de José Gonçalves, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

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