Conquista: programa “Aqui tem farmácia popular” começa a permitir retirada de medicamentos para o período de 90 dias

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 25 mar 2020

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Resenha_Vermelho_600x65.gif

Secom/PMVC

Em Vitória da Conquista, além da disponibilização de medicamentos nas Farmácias da Família, as drogarias e farmácias que participam do Programa “Aqui tem Farmácia Popular” ampliaram, temporariamente, os prazos e quantidades de medicamentos distribuídos gratuitamente para algumas doenças crônicas, diabetes e hipertensão.

O Ministério da Saúde determinou a conduta por conta das medidas de proteção e enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19), que visam reduzir a circulação de pessoas e evitar a exposição da população ao vírus.

A partir de agora, em um único atendimento, os pacientes poderão retirar a quantidade de medicamentos suficientes para 90 dias de tratamento, como forma de evitar que o usuário retorne à farmácia nesse período. Além disso, para aqueles pacientes que estão impedidos de ir pessoalmente à farmácia credenciada ou que são pacientes crônicos que estão incluídos no grupo de risco para Covid-19, o Programa também está permitindo que os usuários façam uma declaração, de próprio punho, autorizando outro representante legal para fazer a retirada dos medicamentos, conforme o modelo disponibilizado.

O procedimento padrão só autorizava a retirada dos medicamentos em quantidade suficiente apenas para o período de um mês de tratamento, o que leva o paciente a buscar a farmácia mensalmente. Além disso, só autorizava a retirada de medicamentos por outra pessoa mediamente a comprovação de representante legal com procuração reconhecida em cartório.

Para facilitar, a Coordenação de Assistência Farmacêutica disponibilizou a relação de farmácias e drogarias do município com cadastro ativo no site do Ministério da Saúde, com endereço e telefone de contato. Veja qual estabelecimento está mais próximo de sua residência, para retirada dos medicamentos. Dessa forma, estaremos reduzindo a circulação do vírus e a aglomeração de pessoas nas farmácias.

Confira:

Os comentários estão encerrados.