Conquista: quase 5 mil infrações foram registradas por uso de celular no trânsito só em 2016

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 jul 2016

Tags:, ,

Da Redação

CelularDe acordo com o Sistema Municipal de Transporte e Trânsito (Simtrans), só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.804 infrações deste tipo no perímetro urbano de Vitória da Conquista. O número corresponde a 26,83% de todos os registros de infrações na cidade.

Uma mudança no Código Nacional de Trânsito pode coibir mais essa prática. A partir de novembro, o motorista que dirigir falando ou mexendo no celular poderá perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois a infração, que hoje é média, passará a ser considerada gravíssima. A multa também vai ficar mais cara: vai passar de R$ 85 para R$ 293,47.

Segundo especialistas, o uso do telefone no trânsito pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. O motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

 

Os comentários estão encerrados.