Conquista: Secretaria de Educação prepara plataforma de aulas online para alunos da Rede Municipal

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação, Geral, Vit. da Conquista | Data: 03 abr 2020

Tags:, , , ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_e2_piscina-3.gif

Secom/PMVC (conteúdo)

Desde o último dia 16 de março, quando o prefeito Herzem Gusmão decretou a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino como medida temporária de prevenção ao novo coronavírus (Decreto nº 20.190/2020), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) manteve-se empenhada em encontrar as melhores formas para garantir a aprendizagem dos alunos, de forma complementar, durante esse período de quarentena.

Como resultado, a Smed, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura, está desenvolvendo uma plataforma de aulas online para beneficiar os mais de 45 mil alunos da Rede Municipal. O entendimento da gestão é que mesmo distante do ambiente escolar, os alunos não devem se afastar dos estudos. Além disso, esta é uma forma de tornar a rotina do estudante mais produtiva.

“Num momento crítico vivido por todo o mundo, para não deixarmos nossos alunos aguardando o reinício formal das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino, vamos dar continuidade aos trabalhos pedagógicos, de forma complementar, por meio de aulas virtuais que seguirão um plano de ação definido pelo Núcleo Pedagógico da Smed, em atendimento às normas vigentes quanto ao Ensino à Distância”, comentou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia.

Segundo a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais, “a plataforma está sendo pensada para ser uma ferramenta bem didática e de fácil acesso tanto para os pais quanto para os alunos”. Mesmo se tratando de uma estratégia de complementação, o conteúdo está sendo produzido pelo Núcleo, com base no planejamento prévio para o ano letivo 2020. “Para o Fundamental I, por exemplo, estamos organizando com base no material específico do programa Educar pra Valer. Para as demais séries, tanto o Núcleo Pedagógico quanto os professores regentes estão organizando dentro do plano de curso de cada disciplina”, explicou a coordenadora.

“Faremos também, neste momento crucial, abordagens específicas quanto aos cuidados preventivos de higienização e convívio social para o combate ao Covid-19, com o objetivo de que o nosso público faça parte de um mutirão que difunda, também no seio das famílias e da sociedade em geral, ações que visem à preservação da saúde de todos”, completou o secretário Esmeraldino.

Além da produção própria, o conteúdo também vai contar com material pedagógico de domínio público. A expectativa é de que a plataforma fique pronta nos próximos dias, quando será apresentada aos diretores e coordenadores escolares. Em seguida, serão divulgadas todas as instruções de acesso para professores, pais e alunos.

Os comentários estão encerrados.