Contenção evitará risco de desabamento às residências do Vila Coelba

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 maio 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

SC1_7245foto: Secom PMVC

As obras de contenção da cratera que se formou próximo às residências do Morada Candeias, também conhecida como Vila Coelba, em Vitória da Conquista, já estão 70% concluídos. O enorme buraco de cerca de 12 metros avançava em direção às casas a cada nova chuva na cidade.

No local, além da recomposição do declive, com aterramento controlado, que impedirá a desintegração do solo, foram realizadas obras de drenagem. No momento, está sendo construída uma escadaria, que permitirá a redução da força das águas. Também com o objetivo de diminuir o impacto causado pelas chuvas e garantir maior segurança aos moradores do local, será implantado um dissipador em pedras. A ação consiste na colocação das pedras sobre o concreto com a finalidade de diminuir o impacto das águas.

O local onde se formou a cratera é o ponto onde escoa a água que se concentra na região próxima à sede da Coelba, na Av. Olívia Flores. Os dutos foram construídos durante a chegada de um hipermercado na região.

Durante as chuvas de novembro do ano passado, fortes estrondos assustaram as 30 famílias que moram ao lado da encosta, localizada na região próxima à antiga estação de tratamento de esgoto de Vitória da Conquista (o Pinicão). O local se tornou conhecido após o temporal de 2010, quando cinco casas foram parcialmente destruídas.

Os comentários estão encerrados.